No website da empresa, está o aviso: “Nós só queremos uma coisa: que jogues sem te preocupares com mais nada. O resto nós tratamos”. E foi isso mesmo que a Teammate Football Management, empresa de agenciamento liderada pela agente FIFA Raquel Sampaio e que trabalha em exclusivo no futebol feminino, fez esta semana pelas suas jogadoras e treinadores, ao estabelecer uma parceria com a ProEleven Football Management, do agente FIFA Carlos Gonçalves, que permitirá a integração da Teammate na estrutura da ProEleven.
“Tratou-se, acima de tudo, de conjugar interesses comuns, valores idênticos. Há sensivelmente cinco anos que andávamos a conversar. Era um namoro antigo e agora foi o momento ideal para concretizar a comunhão de interesses”, diz Raquel Sampaio à FORBES. “A Proeleven vinha manifestando vontade em abrir portas ao futebol feminino, em posicionar-se neste mercado específico e da nossa parte vimos aqui, também, uma oportunidade de nos posicionarmos de maneira diferente, talvez mais agressiva no mercado, beneficiando de uma estrutura e de um nome que está há 20 anos no futebol e, portanto, apresenta um know how diferenciado”.
Da parte da ProEleven, a parceria permite que a agência abrace os desafios que o futebol feminino proporciona, apresentando-se como um parceiro qualificado para colaborar no desenvolvimento desta área.
“A ProEleven dá as boas-vindas à nossa agência da Teammate Football Management. Acredito que juntos, aproveitando o know how da Raquel Sampaio no mundo do futebol feminino e em parceria com a nossa experiência no mercado nacional e internacional, poderemos fomentar o desenvolvimento de um setor em grande expansão e que tem de caminhar, necessariamente, para um processo de grande profissionalismo”, disse Carlos Gonçalves em comunicado.
A expetativa é que esta parceria venha ter um impacto significativo no futebol feminino português. A Teammate já tem um posicionamento forte neste mercado, mas ambiciona ser ainda mais forte a nível nacional e internacional, trabalhando com jogadoras de perfil top e de seleção. Neste momento, fazem parte do leque de jogadoras e treinadores da agência nomes como Inês Pereira, Dolores Silva, Fátima Pinto e Mariana Cabral.
“Seguramente que nos permitirá um crescimento exponencial, porque nos permite colocar ao serviço das nossas jogadoras toda uma estrutura com 20 anos de experiência, novos recursos e todo um leque de novas oportunidades. Mas também revela uma mudança de mentalidades envolvendo o futebol feminino. Sempre foi essa a nossa filosofia, enquanto empresa referência, que já somos no futebol feminino nacional, naturalmente que queremos colocar à disposição das nossas jogadoras os melhores serviços que lhes permitam pensar apenas no melhor que sabem fazer, que é jogar futebol. É nesse sentido que procuramos parcerias estratégicas que tragam valor acrescentado”, conclui Raquel.