O rescaldo da passagem de Taylor Swift por Lisboa, onde deu dois concertos no Estádio da Luz, continua a resultar em números recorde. Desta feita no tráfego de dados. A Vodafone anunciou que “a partilha de conteúdos superou o valor mais elevado que tinha sido processado até agora no Estádio da Luz pela rede da Vodafone, em 9 de setembro de 2023, durante o jogo entre o Benfica e o Futebol Clube do Porto, altura em que tinha ascendido aos 2,5 TB de dados móveis”.
Assim, com base no comunicado da operadora, foi batido um recorde no estádio do Benfica, o que supera a partilha de dados dos jogos mais populares, como é um Benfica-Porto.
No segundo dia de Taylor Swift no estádio da Luz foi renovado o recorde de dados na rede Vodafone. Os dois dias concertos em Lisboa totalizaram 8,6 terabytes (TB), batendo recordes em dois dias consecutivos.
O concerto no sábado gerou um tráfego de 4,8 TB, acima dos 3,8 TB do espetáculo de sexta, dia 24, que já tinham ultrapassado o valor mais elevado processado até àquele momento no Estádio da Luz pela rede da Vodafone.
De acordo com a Vodafone, 49% do volume de tráfego no concerto de sábado correspondeu à utilização da rede 5G, superando os 47% do dia anterior. Esta é uma rede marcada por menor latência, mais velocidade e capacidade de ligação de mais dispositivos. São percentagens superiores ao que normalmente se verifica em eventos desta natureza.
Além do facto de o concerto ter reunido mais de 60 mil pessoas, a explicação para este volume de transmissão de dados está relacionado com o facto de o perfil de consumo dos utilizadores estar cada vez mais orientado para o recurso às aplicações em dispositivos móveis, como Instagram, X, Facebook, YouTube ou TikTok.