A Tagpeak, uma startup de e-commerce incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, lança uma nova plataforma de compras online com o objetivo de proporcionar um alto cashback — percentagem do dinheiro da compra que pode ser recuperada pelo consumidor —, investindo em mercados financeiros, permitindo, assim, que este valor cresça ao longo do tempo.
De acordo com a Tagpeak, o investimento não acarreta qualquer risco para o comprador e o valor reavido pode ir até 100% da compra inicial, criando uma situação de win-win para consumidores, marcas/vendedores e Tagpeak.
“Esta solução permite ao consumidor ter uma oportunidade única de receber de volta uma boa parte do valor que gastou, sem risco ou custos adicionais, enquanto dá às marcas/vendedores uma alternativa a fazer um desconto no preço, convidando o consumidor a fazer compras fora de períodos de saldos”, refere a start-up.
A lógica é: sempre que um utilizador faz uma compra numa das mais de 40 marcas parceiras da empresa, a Tagpeak recebe uma comissão que é investida nos mercados financeiros, tipicamente em empresas cotadas em bolsa com alto potencial e, dependendo do desempenho desses investimentos, o cashback a receber pode ser maior ou menor, podendo chegar aos 100% do valor da compra do produto.
O utilizador pode acompanhar todo este processo diariamente e pode resgatar o valor a qualquer momento diretamente para uma conta bancária.
Os utilizadores não têm qualquer risco ao utilizarem a plataforma da Tagpeak, já que nunca terão de pagar um valor extra para além do efetuado na compra do produto, diz a empresa.
“Estamos constantemente à procura de oportunidades nos mercados financeiros e a tentar maximizar o retorno no curto-prazo. Ao comprar através da Tagpeak, os consumidores podem beneficiar dos nossos investimentos automaticamente, após uma compra. Por exemplo, um dos nossos primeiros clientes gastou 1.000 euros num smartphone e recebeu 40% desse valor de volta, ou seja, 400 euros de cashback”, afirma Luís Cabral, um dos cofundadores da Tagpeak e com experiência em banca e mercados.
A Tagpeak, em 2021, oferecia cashback apenas em smartphones e outros produtos eletrónicos, tendo recentemente decidido expandir para mais categorias e conectar-se diretamente com marcas, como a Samsung, Booking.com, Conforama, Sephora, Sport Zone, entre outras insígnias.
A Tagpeak refere, deste modo, que é a primeira empresa no mundo, na área do retalho online, que investe os seus lucros e partilha quaisquer ganhos com os clientes.