A UNESCO e a Relais & Châteaux assinaram uma parceria para o desenvolvimento e implementação de projetos conjuntos que apoiam a conservação sustentável e o recurso à diversidade biológica através do know-how e das tradições de hospitalidade e de gastronomia em todo o mundo. É a primeira vez que uma associação de hoteleiros faz uma parceria destas com a UNESCO.
A parceria divide-se em duas componentes principais: em primeiro lugar, a UNESCO apoia os compromissos da associação Relais & Châteaux, destinados a cumprir três grandes missões: preservar as tradições de hospitalidade e as cozinhas do mundo; contribuir para a proteção e o desenvolvimento da biodiversidade; implementar ações diárias para um mundo mais humano.
Esses compromissos constam do manifesto da associação tem como título “Em harmonia com todas as formas de vida terrestres: os nossos 12 compromissos em matéria de sustentabilidade”, e pode vê-lo aqui:
Em segundo lugar, serão organizados projetos-piloto por membros da Relais & Châteaux e lugares classificados como Património Mundial da UNESCO.
De acordo com os princípios da UNESCO, serão estabelecidas diretrizes de implementação para futuros projetos-piloto, incluindo o Programa “O Homem e a Biosfera” (“The Man and the Biosphere”, MAB) e sítios classificados como Património Mundial.
Os projetos, conduzidos por membros da Relais & Châteaux, visam promover locais que são Património Mundial da UNESCO e as práticas tradicionais através da conservação e recurso à biodiversidade sustentável, respeitando as culturas locais e preservação da herança natural e cultural.
A rede Relais & Châteaux tem 580 membros espalhados por 65 países.
Os primeiros projetos-piloto serão implementados em 2025 pelos membros da Relais & Châteaux, cujas propriedades situam-se junto a sítios classificados como Património Mundial da UNESCO.
“A parceria com a UNESCO é um passo natural para a nossa Associação: o nosso propósito é apoiar e promover a mudança e continuar a repensar os modelos operacionais das nossas propriedades para que viajar – uma fonte de enriquecimento pessoal – se encaixe nos objetivos ambientais, sociais e económicos”, explica Laurent Gardinier, Presidente da Relais & Châteaux.
“Jamais no decurso da História a natureza apresentou um declínio tão dramático. Um milhão de espécies, de um total de oito milhões identificadas até à data, enfrentam a ameaça de extinção. Unidas numa só voz, a UNESCO e a associação Relais & Châteaux apelam à mudança das nossas perspetivas e práticas no que diz respeito à alimentação e ao restabelecimento do equilíbrio entre os seres humanos e o ambiente”, afirma Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO.
A força motriz por detrás desta colaboração entre a Relais & Châteaux e a UNESCO é Mauro Colagreco, Vice-presidente de Chefs para a Relais & Châteaux e chef e proprietário do restaurante Mirazur, em Menton, França, detentor de três Estrelas Michelin.
“Nos últimos dois anos, tenho trabalhado com a UNESCO para promover a biodiversidade e envolver o maior número de pessoas possível no que diz respeito à necessidade de proteger os nossos ecossistemas. Olho para a gastronomia como um extraordinário vetor de mudança e acredito que temos de repensar fundamentalmente a forma como abordamos os sistemas alimentares. Apercebi-me rapidamente de que precisamos de aumentar a quantidade de guardiões da biodiversidade em todo o mundo se queremos proteger o nosso planeta e as suas espécies. A rede Relais & Châteaux inclui 580 propriedades com um total de 800 restaurantes, por isso, pareceu-me evidente envolvê-las nesta iniciativa”, declara Mauro Colagreco, Vice-presidente de Chefs, Relais & Châteaux.
A Relais & Châteaux, fundada em 1954, é uma associação de 580 hotéis e restaurantes excecionais em todo o mundo, operados por proprietários independentes – maioritariamente famílias.