Durante a sua carreira, Nuno Brito Jorge tomou decisões que podem parecer impulsivas, mas que explica com uma motivação pessoal profunda. Nuno é engenheiro do Ambiente, “sempre conhecido como o ecologista entre os meus amigos”, conta à FORBES, com um sorriso. É por isso que a área da sustentabilidade e o compromisso que tem com ela o fascina tanto, o suficiente para empenhar a sua vida nisso. Foi por isso que fundou a GoParity, empresa de crowdlending (microempréstimos de múltiplas fontes) para projectos na área da responsabilidade social e de cariz ambiental.
A GoParity ajuda pequenas e médias empresas a fazer projectos na área da sustentabilidade para melhorar performances ambientais.
A GoParity surgiu da ideia de Nuno e uns amigos investirem num projecto de energia solar para produção de energia nas instalações de um turismo rural. “Não havia dinheiro que chegasse entre os três e começámos a falar com pessoas à nossa volta e fizemos um mini-crowdfunding para aquilo”, recorda Nuno. Não era a fundo perdido – os recursos financeiros provenientes da produção de energia foram suficientes para dar retorno a estas pessoas que puseram o seu dinheiro para financiar o projecto. “Como correu bem, fizemos um segundo. Como foi fácil fazer, e depois começámos a pensar se não haveria um modelo de negócio por trás disto”, diz. Nascia assim a Goparity.
Hoje ajudam pequenas e médias empresas a fazer projectos na área da sustentabilidade para melhorar performances ambientais. Mobilidade eléctrica, energia solar em colégios e em fábricas de cimentos e curtumes, moda sustentável de roupa vegan, são exemplos de empresas que já viram as suas iniciativas de impacto serem financiadas através desta plataforma. Leia o trabalho sobre esta inovadora ferramenta financeira na FORBES de Março.