A SUFFA, empresa portuguesa de design e fabrico de sofás premium, já inaugurou a primeira loja fora do País, na África do Sul, tal como a Forbes Portugal tinha avançado na entrevista que o CEO André Fernandes concedeu em fevereiro.
A SUFFA anuncia que “acaba de abrir uma loja em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, sendo esta a primeira fora de Portugal”. E detalha que a loja está localizada na zona de Fourways, próxima de zonas residenciais com elevado poder de compra e de grandes centros comerciais onde se encontram as principais marcas de luxo.
Esta entrada em Joanesburgo resulta de uma joint-venture com a Vencasa, retalhista sul-africana especializada em soluções de luxo de colchões e mobiliário de quarto, e representa um investimento conjunto de 210 mil euros.
O CEO da SUFFA, André Fernandes, salienta que “a Vencasa, com todo o know-how que tem sobre o funcionamento deste mercado já desde 1985 e num segmento que é também o nosso – o premium – é o parceiro ideal para a nossa aposta na África do Sul, para nos ajudar a levar a cabo o aliciante plano de expansão que temos para este país”.
André Fernandes detalha que o espaço de mais de 465 metros quadrados é, neste momento, “a nossa maior loja, pretendemos proporcionar uma experiência de compra que demonstre a este país o nosso alto nível de expertise na criação de sofás que são desenhados e criados de modo personalizado por uma equipa de designers e totalmente produzidos em Portugal”.
A empresa assume ainda que este espaço é o ponto de partida da aposta num país que, se bem-sucedida, poderá vir a ser muito maior. André Fernandes admite que “o nosso objetivo é que a loja em Fourways sirva de teste e adaptação ao mercado. Num período entre seis e 12 meses, caso se verifique o forte potencial que pensamos que o mercado tem, temos o objetivo de chegar às principais cidades da África do Sul com novos pontos de venda”.
O CEO da Vencasa, Greg Smart, realça que “a SUFFA traz algo de novo ao mercado sul-africano no segmento de sofás de alta qualidade. O estilo de design e a qualidade de produção posicionam a marca no segmento de ‘quiet luxury´, onde os consumidores podem usufruir de padrões de qualidade europeus, acessíveis aos segmentos médio-alto e alto do mercado”.