A IES – Social Business School lançou um programa intensivo de formação de executivos que tem como parceiro a Casa do Impacto, projeto dedicado ao empreendedorismo e inovação social criado em 2018 pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML),
O Impact Management Beyond Action (IMBA) tem como objetivo capacitar os líderes das ferramentas necessárias para navegarem os desafios de organizações e empresas “impact-driven”, ou seja, organizações que procuram na sua ação gerar um impacto social e/ou ambiental e contribuir para a resolução de problemas nestas áreas..
“Precisamos de managers qualificados que possam navegar facilmente num cenário agitado”, afirmam os responsáveis da Casa do Impacto.
O programa é totalmente online, através de um ambiente virtual de aprendizagem que oferece aulas, espaço de trabalho em grupo, envolvimento da comunidade e até atividades de team building.
“Este IMBA é o veículo para oferecer uma experiência de aprendizagem de 360º graus, que combina palestras do corpo docente, discussões e debates em aula, case studies, depoimentos de impact managers e a aplicação prática em problemas do mundo real”, refere a Casa do Impacto.
De acordo com a organização do IMBA, esta aprendizagem intensiva dota os managers ou empreendedores de “capacidade e agilidade para aplicar os conceitos aprendidos em problemas do mundo real” e de “entendimento estrutural de gestão e negócios e as principais diferenças de gestão entre as organizações tradicionais e híbridas”.
Na Casa do Impacto vai também instalar-se o primeiro hub europeu da LSE Generate. Arranca em setembro.
Recentemente, a Casa do Impacto anunciou que passou a ser parceira da London School of Economics and Political Science (LSE) Generate, recebendo, a partir de setembro, o primeiro hub europeu de umas das mais conceituadas universidades do mundo.
A LSE é uma universidade pública britânica, fundada em 1895, e é tida como uma das melhores do mundo nas áreas de ciências sociais e gestão.
O programa LSE Generate tem como missão apoiar alunos e ex-alunos da universidade inglesa na construção de negócios socialmente responsáveis, no Reino Unido e além-fronteiras. “O programa que oferecem está repleto de competições de financiamento, eventos e oportunidades de networking”, refere a Casa do Impacto.
Neste hub europeu, a LSE Generate vai lançar os programas “Launch Lisbon” e “Live Lisbon”, sob a chancela do Generate Accelerator Programme, oferecendo programas de 3 meses destinados a levar os founders em estágios iniciais a novos voos, “criando conexões duradouras entre empreendedores ambiciosos e novos ecossistemas, através de eventos comunitários com líderes do sector, mentores especializados e uma lista vasta de perks exclusivas, ao mesmo tempo que potenciam a sua rede internacional”.
O objetivo final destes programas é apoiar empreendedores na construção e expansão de projetos de impacto.
Ao assinarem esta parceria, tanto a Casa do Impacto como a LSE Generate, enfatizam o seu compromisso de apoio a startups que contribuem para um novo, e melhor, futuro.
“A Comunidade da Casa do Impacto terá, assim, acesso a uma rede de empreendedores e inovadores de todas as partes do globo através da qual poderão procurar apoio mútuo, informação e motivação. Esta parceria concederá também acesso direto a researchers e a pesquisa de dissertações de doutoramento e mestrado ligadas ao Impacto, acesso a uma rede exclusiva de investidores londrinos, possibilidade de admissão em programas de diversidade e ofertas de apoio, incluindo retiros para female founders, possibilidade de colaborações entre programas de mentoria das duas entidades, e ainda uma série de eventos dirigidos pela equipa, alunos e alumni da LSE”, enquadram os responsáveis da Casa do Impacto.
A Casa do Impacto situa-se no Convento de S. Pedro de Alcântara, Lisboa. Alberga mais de 250 empreendedores e perto de 50 startups alinhadas com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Laura-Jane Silverman, diretora da LSE Generate, reforçou a motivação para o sucesso desta parceria: “O cenário do empreendedorismo em Portugal está em ascensão. Lisboa tem sido um íman para a inovação e empresas e, em breve, vai tornar-se a capital de startups do sul da Europa. Em particular, na Casa do Impacto abundam ideias de negócios de impacto e purpose-driven. O mindset capacitador e empreendedor da nossa parceira, a existência de um ecossistema forte, principalmente quando vamos para um sítio onde não temos network local prévio, tornam esta parceria muito entusiasmante. Não vamos chegar e trancarmo-nos nos escritórios, as nossas portas estarão sempre abertas.”
Aceleração de projetos Rise for Impact 2021
Entretanto e ainda no âmbito da Casa do Impacto, prossegue o “Rise for Impact 2021”, programa de aceleração de projetos em fase de desenvolvimento e validação da ideia, produto ou serviço e/ou do modelo de negócio que visam a promoção de soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais, de acordo com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.
Após a fase das candidaturas até dia 5 de setembro, o “Rise for Impacto 2021” avançará para o Bootcamp, de 17 a 19 de eetembro de 2021. Todos os projectos selecionados na fase de candidaturas participam no Bootcamp. No fim destes dois dias são escolhidos 10, que continuam para a fase de Capacitação, de 4 de outubro a 31 de dezembro de 2021, na qual decorrerão sessões de capacitação semanais.
À fase da Incubação, agendada para decorrer entre 3 de janeiro e 29 de abril de 2022, irão chegar os três melhores projetos.