O Green Alley Award é um prémio para a economia circular, criado em 2014 pelo Grupo Landbell, juntamente com o pioneiro de crowdfunding da Alemanha, Seedmatch. Neste âmbito, os fundadores e as startups são convidados a submeter a sua candidatura em www.green-alley-award.com e as melhores ideias serão selecionadas para um pitch ao vivo, a decorrer em abril de 2022.
O Green Alley Award 2022 é direcionado a startups e jovens empreendedores que desenvolveram um modelo de negócio nas áreas de economia circular digital, reciclagem e prevenção de resíduos.
As startups são convidadas a realizar a sua inscrição até 23 de novembro de 2021.
Os patrocinadores deste prémio procuram empresas que estão prestes a lançar os seus produtos ou serviços ou que já se encontram em fase de crescimento. Neste sentido, também serão acolhidas startups que pretendam expandir o seu negócio para outros mercados europeus.
A única condição é que a ideia de negócio ajude a reduzir o desperdício ou transforme o desperdício em recursos.
“Queremos incentivar novas ideias e modelos de negócio para economizar recursos e reduzir o desperdício”, afirma Jan Patrick Schulz, CEO do Grupo Landbell. ‘”Existem tantas ideias criativas por aí. O nosso objetivo é fomentar e promover jovens empreendedores e conectá-los à nossa vasta rede de especialistas em economia circular em toda a Europa”.
O processo de candidatura
As startups são convidadas a realizar a sua inscrição até 23 de novembro de 2021.
De seguida, um número pré-selecionado de startups será colocado no site do Green Alley Award para votação do público.
A startup com a maioria dos votos ficará automaticamente entre as seis finalistas e as restantes cinco serão selecionadas pelo júri de especialistas.
No dia 28 de abril de 2022, os seis finalistas serão convidados a participar em sessões de trabalho em Berlim, onde se encontrarão com especialistas e startups que trabalham em economia circular. No final do dia, cada um dos finalistas terá a oportunidade de apresentar a sua ideia a um júri especializado e um público internacional.
A startup vencedora receberá prémio no valor de 25.000€.
Vencedores em anos anteriores
Em anos anteriores, foram várias as ideias vencedoras.
O vencedor do primeiro Green Alley Award, em 2014, foi a startup finlandesa RePack, com o serviço de embalagens reutilizáveis para o setor de comércio eletrónico.
Em 2017, a startup finlandesa Sulapac apresentou a madeira biodegradável como alternativa às embalagens de plástico para a indústria de cosmética.
Em 2019, a startup estoniana Gelatex Technologies convenceu o júri com sua ideia única de uma alternativa ao couro convencional feito de um subproduto de gelatina.
Materiais sem resíduos (Alemanha) foi o vencedor do prémio em 2021, em que uma tecnologia com patente pendente transforma resíduos da indústria agrícola numa alternativa sustentável ao plástico.