A YData, startup portuguesa que criou a primeira plataforma de preparação de dados que acelera o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial (IA), anuncia que foi eleita ‘Best Newcomer’ e que a sua co-fundadora, Fabiana Clemente, foi distinguida como ‘Founder of the Year’, nos South Europe Startup Awards 2021.
O South Europe Startup Award (SESA) é um prémio que integra a rede dos Global Startup Awards (GSA), lançada em 2019, e que visa distinguir e reconhecer os melhores intervenientes do ecossistema de startups no sul da Europa.
South Europe Startup Award é uma competição com o objetivo de reconhecer os melhores intervenientes do ecossistema de startups no sul da Europa.
A competição abrange oito países do sul da Europa: Chipre, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Espanha, e os vencedores de cada categoria representam o seu país na Grand Finale que decorre em Turim.
A startup portuguesa Ydata foi uma das três finalistas que representaram Portugal nas categorias ‘Startup of the Year’ e ‘Best Newcomer’, tendo arrecadado este último galardão a nível internacional ao ser considerada uma startup ‘recém-chegada’ (com dois anos de existência) com potencial para se tornar startup do ano no futuro, com um produto/serviço já disponível no mercado e no caminho para revolucionar a sua indústria e impactar positivamente a economia e o mundo.
Founder of the Year
A co-fundadora da Ydata, Fabiana Clemente, foi igualmente distinguida nos South Europe Startup Awards ao ganhar o prémio de ‘Founder of the Year’, por ter demonstrado fortes capacidades de liderança e ter atingido resultados de negócio excecionais, sendo uma inspiração para a sua equipa e um exemplo para a próxima geração de fundadores.
“É uma enorme satisfação ver a Ydata ser reconhecida pelo ecossistema europeu não só pelo trabalho já desenvolvido, mas também por ser considerada uma startup com enorme potencial futuro. Este prémio é uma distinção para Portugal e comprova, uma vez mais, que estamos na linha da frente tanto a nível tecnológico como de talento. Queremos continuar a revolucionar e a ter um impacto positivo no mundo”, afirma Gonçalo Martins Ribeiro, sócio fundador e CEO da YData.
“Este prémio é uma distinção para Portugal e comprova, uma vez mais, que estamos na linha da frente tanto a nível tecnológico como de talento”, afirma Gonçalo Martins Ribeiro, da YData.
“É uma grande honra e uma enorme satisfação ser reconhecida internacionalmente pelo meu trabalho e desempenho, que são também o resultado de todo o trabalho que tem sido desenvolvido pela Ydata. Acredito que esta distinção é um convite para continuar a fazer mais”, salienta Fabiana Clemente, sócia fundadora e Chief Data Officer da YData.
Criada em 2019, a YData é uma startup portuguesa que criou uma plataforma de preparação de dados, “que não só acelera o desenvolvimento de soluções de IA como também aumenta o retorno de investimento destas iniciativas”, segundo refere.
A YData é a primeira plataforma de desenvolvimento centrada nos dados e que torna o processo de criação de um dataset de treino muito mais simples, rápido e barato.
“Além disso, introduz uma nova tecnologia – os dados sintéticos – que prometem resolver problemas desde a privacidade, a escassez de dados ou mesmo a falta de representatividade de classes. Na prática, a YData proporciona diversos benefícios, como a melhoria de deteção de fraudes e anomalias, a simulação de cenários de pricing ou redes, a melhoria de modelação de risco de crédito, a partilha e monetização de dados, entre outros”, explica a empresa.
Financiamento de 27 milhões
A Ydata fechou recentemente com sucesso uma ronda de financiamento Seed no montante de 2,7 milhões de dólares.
O financiamento foi liderado pelo Flying Fish Partners, fundo norte-americano especializado em IA e liderado por ex-diretores de IA da Microsoft e da Amazon, e contou ainda com a participação das sociedades de capital de risco portuguesas Faber e EDP Ventures, bem como dos business angels Steve Shwartz, Sergio Giacoletto e Carter Rabasa da 200 OK Ventures.