Distinguiu-se como a melhor tecnológica com impacto social entre vários outros projetos oriundos da Europa e da América Latina. A startup portuguesa Usawa Care, apoiada pela Fábrica de Unicórnios, venceu o prémio internacional de empreendedorismo Global eAwards 2025, galardão promovido pela NTT Data Foundation, e arrecada 100 mil dólares (cerca de 86,2 mil euros). Este montante vem ainda acompanhado de acesso a um programa de aceleração personalizado. A startup nacional já tinha ganho este ano, na categoria de Acesso a Cuidados de Saúde, o Lisboa Innovation for All, prémio de inovação social da Europa, organizado pela Unicorn Factory Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa. Recebeu então um valor de 120 mil euros (foto da equipa foi tirada neste evento).
A startup portuguesa usa um modelo clínico operacional próprio, alimentado com inteligência artificial e tecnologia, o que incrementa a eficiência e aumenta a capacidade dos médicos em cerca de dez vezes.
O que faz afinal a Usawa Care que a torna tão inovadora? Com recurso a Inteligência Artificial, a Usawa Care facilita o acesso das famílias a consultas de pediatria, dando resposta aos pais em menos de 15 minutos. Numa altura em que há muitas famílias portuguesas sem médico de família, toda a ajuda é preciosa para apoiar os pais em situações urgentes, ou até para tirar dúvidas sobre o saudável desenvolvimento das suas crianças. Além disso retira das urgências, casos que podem ser resolvidos de outra forma, reduzindo o congestionamentos dos hospitais nacionais, já que 25% das urgências são pediátricas.
Com potencial para escalar para o mundo inteiro, a Usawa Care acredita ainda que pode apoiar milhões de crianças sem acesso a cuidados pediátricos. A startup portuguesa usa um modelo clínico operacional próprio, alimentado com inteligência artificial e tecnologia, o que incrementa a eficiência e aumenta a capacidade dos médicos em cerca de dez vezes, escalando o número de crianças que cada pediatra pode acompanhar com qualidade e segurança.
Nasceu para dar resposta a um dos maiores desafios da atualidade
O júri internacional que analisou os projetos concorrentes ao prémio de empreendedorismo Global eAwards 2025 destacou a maturidade tecnológica da solução e o impacto directo na eficiência dos sistemas de saúde. Além disso, a startup nacional está a contribuir para dar resposta a um dos maiores desafios da atualidade: garantir acesso rápido e de qualidade aos cuidados de saúde. A Usawa Care colaborou já com mais de 40 instituições e conta atualmente com mais de 600 utilizadores, registando uma média de dez consultas por semana. A empresa refere que o serviço contribui para reduzir em 70% as deslocações desnecessárias a consultas presenciais, reforçando o seu impacto na eficiência do sistema de saúde. O projecto nasceu pela mão de Miguel Ferreira, antigo aluno do Mestrado de Engenharia Informática e de computadores do Instituto Técnico de Lisboa.





