Aliada ao projeto “Do Velho Se Faz Novo”, a The Loop Co., startup tecnológica sediada em Coimbra, desenvolveu a tecnologia por detrás da aplicação que permite aos portugueses reciclar embalagens de plástico e trocar as mesmas por diversos prémios.
Esta aplicação, segundo uma filosofia de Gamificação, funciona através das máquinas automáticas de recolha de embalagens, onde os cidadãos já podiam receber um talão no valor total correspondente ao plástico depositado. Agora, podem colocar embalagens, como garrafas de água, e acumular pontos na aplicação. Estes pontos podem ser depois trocados por vários prémios sustentáveis e recondicionados como, por exemplo, iPhones e Macbooks, trotinetes elétricas, drones, artigos de puericultura, subscrições Netflix ou Spotify, bilhetes Ticketline, códigos Glovo e vales NOS cinemas.
A aplicação está disponível aqui e pode ser utilizada em 33 supermercados em lojas Continente, Pingo Doce, Auchan, Supercor e Intermarché. No caso da área metropolitana de Lisboa, que conta com a iniciativa em 10 supermercados, vai ser ainda possível, para além dos prémios, fazer doações para a Ajuda de Berço e Associação Mais Proximidade Melhor Vida.
A propósito desta inovação, a FORBES entrevistou João Rodrigues, CTO da The Loop Co., para quem “a mentalidade dos consumidores portugueses em relação à circularidade das embalagens tem de mudar. A recompensa através destes prémios na nossa aplicação é um caminho para esse fim, antes que seja demasiado tarde”.
O projeto estará em vigor até quando?
João Rodrigues: Atualmente estamos na fase piloto em que o projeto está apenas disponível em 33 hipermercados, entre eles: o Continente, Pingo Doce, Intermarché, Supercor, e Auchan, 10 deles espalhados pela área metropolitana de Lisboa. Até junho vamos avaliar o desempenho e a adesão ao projeto e, se o feedback for positivo, contamos aumentar esta rede de máquinas no segundo semestre de 2022.
Quais os passos, em concreto, para se acumular pontos na App?
JR: O primeiro passo é colocar uma embalagem numa das 33 máquinas circulares de embalagens disponíveis. De seguida e após inserir todas as embalagens, será gerado um código, que pode ser lido e inserido na aplicação criada para o propósito (aqui), sendo que cada um destas embalagens irá valer 1 ponto. Ao acumular cada vez mais pontos, estes podem ser trocados por produtos como iPhones ou trotinetes elétricas, por exemplo.
Este projeto, disponível em 33 superfícies, vai ser alargado? Em caso afirmativo, para quantos espaços e quando?
JR: Como referi anteriormente, caso o feedback seja positivo, o projeto irá ser alargado para outras superfícies espalhadas ao longo do país. Prevemos que isto aconteça no segundo semestre de 2022.
Quais as expectativas em termos de recolha de embalagens de plástico?
JR: Tendo em conta que o projeto Do Velho Se Faz Novo já conseguiu recolher mais de 16.826.106 garrafas até dezembro de 2021, acreditamos que agora com este novo incentivo, de poder trocar embalagens por prémios, os consumidores vão contribuir ainda mais para o projeto. Sem dúvida que esperamos ansiosamente para ver o fruto do nosso trabalho através do número de embalagens recolhidas nestas máquinas.
Que outros projetos que a The Loop está a desenvolver?
JR: A The Loop Co. opera maioritariamente no mercado da economia circular, com este propósito desenvolvemos dois projetos nesta área aos quais nos dedicamos: a Book in Loop, revenda de manuais e calculadoras em segunda-mão, e ainda a BabyLoop, revenda de produtos de puericultura e de decoração sustentável. Além destes, também nos focamos em utilizar a tecnologia para o bem ao promover a proteção do meio ambiente. Este projeto é apenas um dos muitos que estamos a desenvolver em 2022.