A tecnológica Fobi, de Vancouver, Canadá, anunciou que celebrou uma carta de intenções não vinculativa para a aquisição da totalidade das ações da Passworks, uma start-up portuguesa que desenvolveu uma carteira digital e de marketing móvel e que tem, entre os seus clientes, a Hugo Boss, a firma de cupões Catalina e a empresa de media britânica Wunderman Thompson.
A compra das ações, que ainda estará sujeita à avaliuação dos supervisores de mercado, deverá ser concluída entre o final de dezembro e o início de janeiro de 2022, de acordo com a Fobi.
Os termos exatos da aquisição ainda estão a ser negociados, não tendo sido adiantado valores, para já. Nenhum novo diretor ou executivo será adicionado ao conselho de administração da Fobi como associação direta desta transação.
Se se concretizar (como tudo leva a crer), a aquisição da Passworks representa a terceira compra de soluções de carteira por parte da Fobi neste ano de 2021, sendo encarado como mais um passo para a empresa atingir o objetivo de se tornar um líder global e solidificar uma posição dominante na indústria de passes Wallet.
Em outubro último, a Fobi adquiriu a PassWallet, App de passes de carteira de referência (sedeada em Munique), num valor de transação de 1,2 milhões de dólares.
Como parte da aquisição da Passworks, a Fobi, que recorre a inteligência de dados para personalizar ações de marketing para os seus clientes, beneficiará do efeito de escala global, dado que a Passworks tem a sua plataforma instalada já em cinco continentes.
O que faz a Passworks
Passworks é uma plataforma de marketing de carteira móvel que permite às marcas criar, gerir e distribuir conteúdo na forma de cupões móveis, cartão de loja, associação, cartão de fidelidade ou cartão de embarque por meio das principais plataformas de carteira móvel, como Apple Wallet, Google Pay ou Android Wallet Apps, como PassWallet, que a Fobi adquiriu também recentemente.
O aumento da procura por canais digitais atrai cada vez mais marcas globais e empresas de publicidade, na medida em que são ferramentas de marketing baseadas em dados e em métricas ao nível do envolvimento dos clientes e do impacto das campanhas nas vendas. A Portugal Ventures e Faber foram os mais recentes investidores da Passworks.
Além da receita ligada à taxa de execução mensal oferecida pelos grandes clientes Tier-1 da Passwords, a Fobi passa a poder realizar vendas cruzadas e upsell de outras soluções que irão incrementar as receitas da empresa.
“Acreditamos que ingressar na Fobi é o passo certo para que a Passworks continue a crescer e seja parte de uma solução de passe Wallet maior. A combinação das duas tecnologias criará sinergias, impulsionará o crescimento e nos permitirá oferecer aos clientes da Passworks e da Fobi uma oferta muito mais forte e complementar”, assume o CEO da Passworks, Francisco Belo.
Rob Anson, CEO da Fobi explica que a compra da “Passworks não só nos permitirá acelerar ainda mais a nossa estratégia de negócios à medida que consolidamos a indústria de passes de carteira, mas também nos fornecerá acesso direto e imediato a clientes muito valiosos, com capacidade operacional adicional e de criar mais receita imediata. Esta aquisição estratégica da Passworks representa outro passo importante para nós tendo em vista a alcançar o nosso objetivo de nos tornarmos um líder global em passes de carteira móvel”.
Um relatório recente da Research Dive estima que este mercado de carteiras digitais crescerá de 11 mil milhões de dólares (9,7 mil milhões de euros) em 2020 para 46 mil milhões de dólares (40,8 mil milhões de euros) em 2028, representando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 18,9%.