A Startup Portugal assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Djassi Africa, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao fortalecimento da nova geração de empreendedores digitais africanos e afrodescendentes.
A parceria estratégica estabelecida entre a Startup Portugal e a Djassi Africa marca “um passo importante para a concretização dos objetivos de responsabilidade social da Startup Portugal, nomeadamente no âmbito da promoção da inclusão, diversidade e impacto social, conforme delineado no seu plano de atividades para o presente ano”, realça a Startup Portugal.
O objetivo é fortalecer e expandir a ação da Startup Portufal na identificação e seleção de projetos para os seus programas de incentivos e políticas públicas de apoio ao empreendedorismo e inovação, com foco especial em empreendedores portugueses de ascendência africana, bem como cidadãos de países africanos que residem em Portugal e outros grupos sociais sub-representados no ecossistema de startups portuguesas.
Presença na Web Summit
Esta junção de forças entre a Startup Portugal e a Djassi Africa já está, de resto, em ação, com a Djassi Africa a liderar a procura de 15 startups para participarem no programa Road 2 Web Summit, uma iniciativa da Startup Portugal que apoia a presença de startups portuguesas na Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo.
“Esta parceria envia uma mensagem muito positiva para o ecossistema de empreendedorismo e inovação português, pois a diversidade e a equidade são uma métrica basilar do nível de maturidade e de desenvolvimento de ecossistemas, tendo um impacto transversal na economia e competitividade do país”, salienta Fernando Cabral, Chief Venture Growth da Djassi Africa.
“Este acordo é mais um passo na promoção da diversidade, inclusão e impacto social no ecossistema empreendedor português”, refere António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.
“A Startup Portugal tem vindo a trabalhar de perto com os agentes que conhecem a realidade destas comunidades sub-representadas, sendo este, em nosso entender, o caminho mais eficaz para se produzirem resultados e fazer a diferença no apoio aos empreendedores que enfrentam desafios adicionais na sua já difícil e corajosa tarefa de desenvolver os seus próprios projetos”, refere António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.