A Bynd Venture Capital, sociedade gestora de capital de risco (ex-Busy Angels), reforçou o seu portefólio na área de FoodTech com a participação na ronda de 3,5 milhões de euros da espanhola Incapto.
O investimento, liderado pela JME Ventures e que contou também com a participação do Banc Sabadell, Atresmedia, Bellmore Consulting e Dozen Investments, permitirá à empresa expandir no território espanhol e lançar-se em Portugal, França e Itália, em 2022, assim como criar novas máquinas automáticas.
A Incapto foi fundada, em junho de 2020, com o objetivo de apresentar uma solução que se adaptasse aos novos hábitos de consumo de café durante a pandemia.
Café acabado de moer
A sua solução permite ao consumidor desfrutar de café em grão acabado de moer, com a mesma conveniência associadas às cápsulas, mas assente nos valores do comércio justo, torrefação local, neutralidade carbónica e packaging sustentável. O seu café pode ser pedido através de subscrição, disponível tanto para particulares, como para empresas.
Em apenas dois anos, conquistaram mais de 10.000 clientes, entre os quais cerca de 500 empresas, tendo terminado 2021 com uma faturação de 2,3 milhões de euros.
Este investimento permitir-lhes-á chegar a todo o território espanhol e iniciar a expansão internacional no sul da Europa, sendo Portugal o primeiro país alvo com entrada prevista em maio de 2022. Além disso, a Incapto irá utilizar os fundos adquiridos para desenvolver novos modelos de máquinas de café e continuar a sua presença, através de lojas pop up, em centros comerciais.
A Bynd Venture Capital, que tem alavancado o seu conhecimento em negócios de base digital (B2B e B2C) ao longo dos seus mais de 10 anos de existência, vê o investimento na Incapto como parte da sua estratégia de abranger também o setor FoodTech e com um impacto ambiental positivo.
Este investimento representa “uma aposta num segmento de mercado que está em grande crescimento a nível ibérico”, diz Francisco Ferreira Pinto, diretor executivo da Bynd VC.
Para Francisco Ferreira Pinto, diretor executivo da Bynd VC, este investimento representa “uma aposta num segmento de mercado que está em grande crescimento a nível ibérico e que tem um grande potencial para os investidores. A sustentabilidade, a qualidade dos produtos e a conveniência são fatores que estão cada vez mais no centro das preferências dos consumidores e o modelo de negócio da Incapto responde a todos eles. Encontrarmos estes elementos numa empresa liderada por uma equipa experiente na criação, desenvolvimento e gestão de negócios de sucesso e ligados à área da alimentação é uma combinação ideal”.
“Não é possível parar a mudança no sentido de um café de especialidade, acabado de moer com máquinas automáticas, responsável com o produtor de café e com o ambiente”, entende a Incapto.
Já Francesc Font, cofundador e co-CEO da Incapto, partilha o orgulho sentido pelo “caminho percorrido pela Incapto até agora, especialmente pelo facto de termos nascido durante a pandemia. Termos chegado a tantos lares e empresas em apenas um ano e meio dá-nos ainda mais vontade de continuar a revolucionar o mundo do café. Acreditamos que não é possível parar a mudança no sentido de um café de especialidade, acabado de moer com máquinas automáticas, responsável com o produtor de café e com o ambiente. O setor precisava desta mudança e vamos empenhar-nos ao máximo para oferecer a melhor experiência de café”.
A Incapto junta-se, assim, ao portefólio da Bynd VC que conta com 35 empresas participadas, entre as quais a Rice e a LastApp, que são os mais recentes investimentos da sociedade portuguesa no setor de FoodTech. Recentemente, a Bynd VC anunciou também o exit da Doppio, na sequência da aquisição pela produtora global Fortis.