A ANNEA, startup de cleantech luso-alemã que criou uma plataforma de manutenção e gestão preditiva e prescritiva de parques eólicos e solares, anuncia hoje que fechou com sucesso a sua primeira ronda de financiamento no montante de um milhão de euros.
O financiamento foi liderado pela sociedade de capital de risco portuguesa Faber e contou ainda com a participação da sociedade de capital de risco alemã Innoport.
A ANNEA recorre a Inteligência Artificial e a machine learning para gestão inteligente de ativos na área de energias renováveis e, desta forma, vai poder acelerar a sua estratégia de expansão internacional, reforçar a sua equipa, bem como entrar no mercado de hidrogénio verde.
Criada em 2019, a ANNEA pretende ajudar empresas de energias renováveis a reduzir os seus custos de Operação e Manutenção (O&M), que atualmente ascendem a 30%.
Estima-se que nos próximos quatro anos o mercado internacional de energias renováveis cresça mais de 60%, excedendo os 4800 GW, refletindo o enorme potencial do setor e uma oportunidade para tornar a energia verde ainda mais acessível.
A proposta da ANNEA
A ANNEA disponibiliza uma plataforma All-in-One, cobrindo todo o processo de O&M dos ativos de energias renováveis.
As previsões da plataforma da ANNEA estão disponíveis para clientes através do ANNEA User Interface ou via integração por API.
A solução reúne engenharia mecânica com Inteligência Artificial para tornar mais eficiente a gestão dos ativos eólicos e solares, através da criação de ‘digital twins’ dos ativos e dos seus componentes e recorrendo aos dados de sensores existentes.
Referindo um nível de precisão de 99,9% e sem necessidade de instalação de hardware adicional, a ANNEA refere conseguir prever avarias até 12 meses de antecedência e estima o tempo de vida útil restante dos diferentes componentes.
“Com o aumento constante da procura mundial de energia, o mercado de energia renovável necessita crescer significativamente na próxima década. Devido aos elevados custos de O&M, a indústria das energias renováveis enfrenta vários desafios quando comparada com os recursos energéticos convencionais. A ANNEA combina várias tecnologias de ponta, tais como ‘digital-twins’, Machine Learning e modelação baseada na física, para tornar as energias renováveis mais rentáveis e fiáveis”, explica Maik Reder, Fundador e CEO da ANNEA.
Empresa está a planear expandir a sua equipa técnica este ano, com várias vagas disponíveis em Lisboa.
“A ANNEA está a investir o capital adicional na expansão da sua posição no mercado das energias renováveis através da ampliação da equipa de peritos que combina um profundo conhecimento tecnológico da indústria com a digitalização. O capital permitirá à ANNEA disponibilizar a sua plataforma aos intervenientes globais da indústria, enquanto a fiabilidade proporcionará confiança nas inovações impulsionadas pelos dados que revolucionam as operações e a manutenção. Com a ANNEA, os intervenientes globais da indústria estão a alavancar um potencial oculto, ao mesmo tempo que contribuem significativamente para as emissões zero”, salienta Marcel Frenzel, Fundador e CCO da ANNEA.
“Solução diferenciada para o mercado”
Sofia Santos, Partner da Faber, sublinha que “a ANNEA traz uma solução diferenciada para o mercado, dada a capacidade técnica da equipa e o seu conhecimento único da indústria das renováveis. Acreditamos que a sua abordagem baseada em dados e Machine Learning é um relevante contributo para a crescente necessidade de maior eficiência operacional das renováveis e para a expansão da acessibilidade a energia limpa”.
Além do módulo de previsão de falhas, a ANNEA permite aos clientes otimizar o seu potencial de energia disponível até 15% através do módulo deteção de subdesempenho.
Além disso, se os serviços de energia monitorizarem danos estruturais através de imagens de drones, estas imagens podem ser diretamente inseridas no módulo de reconhecimento de imagens e são analisadas num processo automatizado, não exigindo qualquer interação manual por parte do operador.
A ANNEA diz que pretende tornar-se na empresa internacional de manutenção preditiva nº 1 no setor de energia renovável até 2025.
“As recomendações para os melhores procedimentos de manutenção e ações de reparação são apresentadas de forma abrangente e intuitiva através da interface do utilizador da plataforma”, aponta a startup.
A visão da ANNEA é contribuir para a meta global de emissões zero, tornando os ativos de energia renovável mais eficientes com a tecnologia de ‘digital twins’, e está a planear expandir a sua equipa técnica este ano, com várias vagas disponíveis em Lisboa.