Depois de ter chegado a Portugal no mês passado, a haddock, startup espanhola pioneira no controlo de custos inteligente para a restauração, lança agora uma nova funcionalidade que permite calcular o custo total dos pratos de forma automática, rápida e intuitiva.
Numa altura em que os menus se adaptam e mudam consoante a nova estação do ano, a haddock pretende ajudar os negócios da restauração com uma funcionalidade dinâmica e automaticamente atualizada que permite conhecer a margem de cada prato e identificar imediatamente se esta diminui.
Depois de um estudo de mercado que envolveu cerca de 500 restaurantes em Espanha, a startup concluiu que quase 80% dos proprietários e gestores têm pouco controlo sobre os custos dos pratos que constam nas suas cartas.
Quase 80% dos proprietários e gestores têm pouco controlo sobre os custos dos pratos que constam nas suas cartas.
Além disso, segundo o mesmo estudo, quase 50% fixam os preços dos pratos tendo por base os preços de mercado ou estimativas, o que abriu portas a haddock para desenvolver uma nova funcionalidade adaptada à realidade de negócio de cada um.
Segundo Arnau Navarro, co-fundador e CEO da haddock, “a digitalização do setor da restauração é uma tendência crescente onde há sempre espaço para inovar. Se estudarmos o mercado de forma aprofundada, conseguimos perceber as suas fragilidades e como podemos ajudar a ultrapassá-las e foi nesse sentido que investimos nesta nova funcionalidade. A haddock tem vindo a ser um aliado estratégico na gestão dos custos de negócios da restauração e permitir aos proprietários calcular o custo total de cada prato vai ajudar a cumprir o objetivo de melhorar os resultados globais do seu negócio”.
Como os cálculos são feitos
Para calcular o custo das novidades do menu, basta, em primeiro lugar, ir à plataforma e criar um novo prato, dar-lhe um nome e identificar o tipo de refeição. De seguida, é necessário adicionar todos os ingredientes para uma porção e introduzir a quantidade e valor da retração. Ao adicionar o preço de venda do prato, a haddock calcula automaticamente a margem do mesmo tendo em conta as variações de preço dos produtos.
“É comum os restaurantes adaptarem frequentemente os seus menus aos produtos sazonais. Através da haddock, o setor da restauração tem agora a possibilidade de ter uma perceção mais analítica e acertada da evolução do seu negócio e perceber que tipo de pratos contribuem ou não, para que evolua de forma positiva. Queremos que os proprietários possam, de forma simples e rápida, ter sempre uma visão geral do seu negócio atualizada em tempo real para poderem tomar as decisões estratégicas que necessitam no tempo certo”, conclui Arnau Navarro.
Fundada há pouco mais de um ano, em Espanha, a haddock pretende ajudar à gestão dos restaurantes portugueses.
Através de apenas uma fotografia, o software permite digitalizar e automatizar as operações, otimizar processos, reduzir custos e poupar tempo ao setor da restauração para o que importa: o cliente.
No início de 2022, a startup fechou uma ronda de investimento de mais de um milhão de euros, contando com o apoio dos principais players do setor da restauração, que tem investido na sua expansão para novos mercados e na constante melhoria da plataforma através de funcionalidades.
Atualmente, está presente em Espanha e Portugal, mas já conta com clientes no México, Colômbia e abre portas a novos mercados da América Latina como o do Equador, Peru, Costa Rica e Chile.
Com mais de 500 restaurantes em Espanha e muitos interessados em Portugal, a plataforma planeia fechar uma nova ronda de investimento para consolidar o seu negócio “enquanto solução pioneira com impacto no setor da restauração”, como refere.
Para Arnau Navarro “entrar para o mercado português pareceu-nos a escolha certa para continuarmos a nossa missão de digitalizar e ajudar o setor da restauração a crescer. Além da proximidade geográfica, Portugal tem, sobretudo, uma forte cultura gastronómica e inúmeros negócios na restauração que podem beneficiar da nossa plataforma. Estamos a crescer exponencialmente e todos os dias há restaurantes que descobrem em nós a aposta para um problema que conheciam, mas para o qual não tinham solução. Queremos crescer no mercado português e ajudar outros a crescer também”.
Como surgiu a ideia
Numa altura em que os efeitos da pandemia se faziam sentir na restauração, Pol Rosell, antigo gerente de um restaurante em Barcelona, Arnau Navarro, com experiência em startups e projetos digitais, e Carlos Marchal, com background mais técnico e tecnológico, juntaram-se para pensar numa solução que ajudasse o setor a recuperar.
Após um estudo de mercado aprofundado, a equipa desenvolveu um SaaS (Software as a Service), com o objetivo de acrescentar valor à digitalização do setor e que profissionaliza o dia a dia dos proprietários dos restaurantes, permitindo que tenham uma visão geral da evolução do negócio e possam tomar decisões estratégicas em tempo real.
Haddock permite aos proprietários de restaurantes, através de apenas uma fotografia, digitalizar faturas e notas de entrega e aceder-lhes a partir de qualquer dispositivo.
Recorrendo a tecnologia OCR, Optical Character Recognition, e a Inteligência Artificial, a plataforma extrai a informação dos documentos e armazena-a para que o utilizador possa ter uma visão global do seu negócio.
Paralelamente, tem funcionalidades que lhes permite reconhecer aumentos de preço nos produtos que compram aos seus fornecedores e está integrada com terminais POS para recolher informação de vendas e cruzá-la com as despesas.
A aplicação está disponível em Portugal desde março e conta já com alguns restaurantes em Setúbal, no Porto e na Madeira.
Além disso, é possível ter acesso a uma lista de todos os seus fornecedores, reconciliar documentos e ainda adicionar a folha de pagamentos dos seus colaboradores.
Segundo Arnau Navarro, CEO e co-fundador da haddock, “a haddock nasce da necessidade de ajudar o setor da restauração a crescer e vem permitir, exatamente, que os gestores tenham o total controlo do seu negócio. O processo de gerir todos os custos de um restaurante assenta, muitas vezes, em práticas manuais e folhas de Excel infinitas, mas a nossa solução vem ajudar a profissionalizar toda a logística. Um processo que outrora levava 20, 30 ou 40 horas por mês pode ser substituído por alguns minutos diários ou até semanais através da nossa plataforma. Além disso, ter toda a informação que precisa para tomar decisões em tempo real permite não ter de esperar pelo final do mês para perceber que está a perder dinheiro ou que tem de comprar menos. A haddock pode ser o aliado estratégico que muitos negócios da restauração precisavam para poupar tempo, rentabilizar dinheiro e conseguir um crescimento sustentado”.