Start-ups portuguesas premiadas em Macau

Quatro start-ups portuguesas foram premiadas em Macau, no Concurso de Inovação e Empreendedorismo para as Empresas de Tecnologia do Brasil e de Portugal 2025: OWLplaces; CRIAM Knowledge; Dermamatica; e CleoCare (ex-Glooma). A OWLplacea integra e automatiza fontes de dados geoespaciais com IA e experiência na conceção de projetos de construção. As soluções permitem aos clientes otimizar…
ebenhack/AP
Quatro start-ups portuguesas foram premiadas em Macau, no Concurso de Inovação e Empreendedorismo para as Empresas de Tecnologia do Brasil e de Portugal 2025.
Negócios

Quatro start-ups portuguesas foram premiadas em Macau, no Concurso de Inovação e Empreendedorismo para as Empresas de Tecnologia do Brasil e de Portugal 2025: OWLplaces; CRIAM Knowledge; Dermamatica; e CleoCare (ex-Glooma).

A OWLplacea integra e automatiza fontes de dados geoespaciais com IA e experiência na conceção de projetos de construção. As soluções permitem aos clientes otimizar diferentes tipos de propriedades imobiliárias e melhorar o seu impacto com soluções baseadas na natureza e na absorção de carbono.

A CRIAM Knowledge desenvolveu um detetor de tipos sanguíneos humanos (ABO e Rh) “portátil” num tempo recorde de “três minutos”.

A Dermamatica e a CleoCare (ex-Glooma) são start-ups que foram aceleradas através do programa Forward! da Universidade Católica Portuguesa

A Dermamatica, que desenvolveu uma solução baseada em Inteligência Artificial para o rastreio 3D do cancro da pele, promovendo a deteção precoce da doença, conquistou o Prémio de Maior Potencial de Desenvolvimento na Área da Grande Baía.

Já a CleoCare, start-up da área da tecnologia da saúde que foi distinguida na lista portuguesa da Forbes 30 Under 30, ganhou o Prémio de Transferência do Valor Científico e Tecnológico, pelo desenvolvimento da SenseGlove, uma luva sensorial ligada a uma aplicação móvel, que facilita o autoexame mamário em casa e antecipa a deteção do cancro da mama.

Promovida pela Direção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico de Macau, o Concurso de Inovação e Empreendedorismo para as Empresas de Tecnologia do Brasil e de Portugal 2025 pretende reforçar o intercâmbio e a cooperação científica e tecnológica entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Contou com 17 finalistas do Brasil e de Portugal, de áreas como a Inteligência Artificial, a Biomedicina e dispositivos médicos e a Internet das Coisas.

Os projetos concorrentes foram recomendados aproximadamente por 20 incubadoras e instituições de ensino superior do Brasil e de Portugal, 17 dos quais entraram na fase final. Os projetos finalistas pertencem a diferentes áreas, designadamente inteligência artificial, biomedicina, dispositivos médicos, Internet de coisas. Na fase final do concurso, cada projeto realizou o seu roadshow, sob a forma online, para apresentar a sua solução ou produto inovador, sendo ainda questionado e selecionado conjuntamente por um júri composto por investidores profissionais, professores universitários, responsáveis de instituições financeiras, e representantes de incubadoras para selecionar os vencedores dos sete grandes prémios.

Mais Artigos