A Purrmi é uma start-up portuguesa nascida em janeiro de 2022 que desenvolve produtos de alimentação natural para gatos e que está incubada na Startup Lisboa. Agora, a jovem empresa anuncia a sua expansão para o mercado espanhol a partir de uma ronda de financiamento de 200 mil euros pre-seed realizada por investidores nacionais. Deste grupo de investidores, destaca-se Rita Vilas Boas, que tem uma carreira com mais de 20 anos de experiência a apoiar negócios de sucesso e que teve um papel importante como investidora em empresas como Kencko e como a Phunk.
Contando já com mais de 35 mil donos de gatos inscritos na sua plataforma em Portugal, a Purrmi entra, assim, no mercado espanhol com vendas já feitas para Valência, Barcelona, Bilbao e Madrid.
O nome Purrmi é um trocadilho de “por mim”, dado que as refeições são personalizadas, com o “purr” a representar a onomatopeia do ronronar do gato.
A Purrmi oferece uma alimentação 100% natural para gatos, personalizada através da sua plataforma e entregue diretamente na porta dos clientes. Com ingredientes frescos e de qualidade, a marca destaca-se pela sua abordagem cuidadosa e natural para a nutrição felina.
Com o propósito de aumentar o combate à obesidade que afeta mais de 55% dos gatos e a doença renal crónica que mata mais de 33% dos gatos acima dos 5 anos, a Purrmi tem a ambição de cuidar dos mais de 300 milhões de gatos e ajudar os mais de 40 milhões de donos e cuidadores de gatos na Europa a compreender os seus bichanos e a mostrar-lhes o que podem fazer para os ajudar.
Ainda assim, esclarece João Campaniço, esta gama de comida “não é feita especialmente para estas situações [de obesidade], mas como não usamos aditivos e temos a calculadora de doses ajudamos a controlar e a manter o peso ideal”.
Relativamente ao tipo de comida, João Campaniço indica que “é apenas húmida/fresca, não temos ração seca”.
“Este passo de internacionalização para Espanha foi muito importante para mostrar que este problema com a alimentação é real e que a nossa ambição de chegar a todos os tutores na Europa é possível”, comenta João Campaniço, co-fundador e CEO da Purrmi.
Parceria com Hospital do Gato
Neste momento, a empresa está a fazer parcerias com várias universidades e especialistas como é o caso do grupo Hospital do Gato, liderado pela médica Maria João Fonseca, para criar ferramentas que possam ajudar os tutores a compreender cada vez mais os seus companheiros.
“A Purrmi continua com um compromisso forte para com a qualidade das suas receitas, mas ao mesmo tempo, está a tentar trazer ferramentas para ajudar os tutores a compreenderem cada vez mais os seus companheiros de forma a salvar os milhões de gatos espalhados pela Europa”, reforça a empresa que indica estar a preparar o levantamento da sua ronda seed, a qual pretende fechar até ao fim do ano.
Lusa