A GoWithFlow, uma start-up para a mobilidade sustentável detida pela Galp desde 2019, está a desenvolver soluções de mobilidade elétrica e sustentável que deverão ser aplicadas na cidade de Memphis, nos Estados Unidos.
O projeto, intitulado “Digital Delta, visa ser implementado no âmbito de um consórcio liderado pela Universidade de Memphis e foi selecionado pelo Governo norte-americano no âmbito do programa “Build Back Better Regional Challenge”, um dos programas do Plano de Resgate da Administração Biden para o desenvolvimento económico dos EUA.
O projeto em que a GoWithFlow está a participar – e ao qual a start-up da Galp aporta a sua experiência em sistemas de mobilidade urbana sustentável já desenvolvidos pela empresa em Portugal, Espanha e Itália – está focado na eletrificação de soluções logísticas “last mile” para frotas empresariais, em opções de micro mobilidade urbana para os cidadãos (tais como bicicletas e scooters), e também em soluções para transportes públicos e partilhados para empresas, trabalhadores pendulares, visitantes e habitantes de Memphis.
O consórcio recebeu uma subvenção inicial de 500.000 dólares para continuar a desenvolver a proposta selecionada, que contempla uma perspetiva regional sobre mobilidade para toda a comunidade da região de Memphis.
Nesse sentido, o consórcio desenvolveu um plano que prevê a implementação de infraestruturas para gerir tarifas, para ultrapassar barreiras à criação de economias de escala em todo o projeto e para ligar componentes urbanas, suburbanas e rurais através de programas interligados para a promoção global da mobilidade sustentável.
O objetivo do “Digital Delta” é dotar toda a região de Memphis de condições para se tornar num case study de inovação, assumindo-se como o distrito urbano-rural mais interligado nos EUA.
Jane Hoffer, CEO da GoWithFlow assume que a equipa da start-up da Galp “não podia estar mais entusiasmada” com o apoio do Governo norte-americano a este projeto desenvolvido nos últimos meses. “Os planos do consórcio transformarão a área de Memphis e servirão como um exemplo de liderança em transformação urbana não apenas nos EUA, mas também a nível internacional, numa altura em que este tipo de infraestruturas e conectividade é cada vez mais necessário em todo o mundo”.
A entrada da GoWithFlow nos Estados Unidos acontece ao fim de uma década de evolução de uma start-up criada no âmbito do CEiiA, quando uma equipa liderada pelo atual CTO da empresa, André Dias, foi desafiada a desenvolver uma plataforma de carregamento elétrico (a Mobility Change Platform, da GoWithFlow), associada ao piloto do programa Mobi.E, lançado em 2010 para criar a infraestrutura de carregamento público para alimentar veículos elétricos.
Projeto “Digital Delta” aproveita know how adquirido pela GoWithFlow na última década, com o desenvolvimento da sua Mobility Change Platform em parceria com empresas e municípios de Portugal, Espanha e Itália
A GoWithFlow desenvolveu uma solução que coordena os ativos móveis e os utilizadores, para fornecer informações em tempo real sobre a forma como utilizam os carros da empresa, scooters, estações de carregamento, bicicletas ou e-bikes partilhadas e outros componentes do ecossistema de mobilidade.
Em Portugal e no estrangeiro
Em Portugal, a empresa tem trabalhado com clientes empresariais de várias dimensões e com vários municípios, como por exemplo Lisboa, Porto e Cascais.
O município de Cascais recebeu, aliás, a primeira iniciativa MaaS (Mobility as a Service) da Flow, com uma tecnologia que integrou todos as componentes relacionados com a mobilidade nesta cidade no programa MobiCascais, que ligava o trânsito público, táxis, comboios, estacionamento e serviços internos com outros serviços externos, incluindo Uber e aplicações de partilha de bicicletas e carros, aluguer de automóveis e trotinetas elétricas.
Em Espanha, a GoWithFlow lançou o seu primeiro projeto B2B2C com o eCooltra, uma aplicação de partilha de scooter que começou na área de Barcelona e que depois se expandiu para Madrid, Lisboa e Milão.