A Sovena, dona das marcas Oliveira da Serra ou Fula, reforçou a presença no exterior com um investimento de seis milhões de euros numa fábrica de óleo de abacate na Colômbia. A estimativa, para esta fase inicial, é que sejam produzidos dois milhões de litros por ano.
De acordo com a empresa do universo do grupo Nutrinveste, a atividade “no lagar de produção de óleo de abacate da Sovena na Colômbia já arrancou” e explica que este negócio promove a economia circular, já que, aproveita o abacate descartado como fruto direcionando-o para a produção de óleo de abacate, que possui propriedades nutricionais. A escolha do país e da matéria-prima “prende-se com uma estratégia de diversificação de negócio e de geografias, com um foco especial na exportação para o mercado dos Estados Unidos”, salienta a Sovena.
A operação da empresa colombiana conta com 20 colaboradores permanentes, a que se junta a colaboração regular de cerca de 260 produtores.
O responsável da Sovena pelo projeto na Colômbia, João Basto, detalha que este mercado tem características particulares que “tornam um país interessante quer pelas condições naturais favoráveis à produção de abacate, é neste momento o segundo maior produtor mundial, quer pela estratégia de captação de investimento no país, que tornou o negócio viável e atrativo”.
João Basto explica ainda que “a nossa produção tem a particularidade interessante de comprarmos o abacate que tipicamente já não tem aproveitamento para outros fins, mas que está em excelentes condições para a transformação em óleo”. E remata que “esta lógica circular deixa-nos muito satisfeitos, pois conseguimos transportar todos os princípios de sustentabilidade da Sovena, que já aplicamos nos mercados onde operamos, para este novo negócio”.
A empresa detém operações diretas em 12 países – Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Chile, Argentina, Marrocos, Itália, China, Angola, Tunísia e Colômbia – e exporta para mais de 70. A faturação ascendeu, em 2022, a 1.8 mil milhões de euros, sendo que a componente internacional representa 79% do negócio.