A Sonangol, petrolífera estatal angolana, anulou o contrato de adjudicação para o abastecimento de gasolina, que tinha assinado com a multinacional holandesa Vitol. Em sua substituição o contrato foi adjudicado ao grupo britânico BP.
Em comunicado a que a FORBES teve acesso, a petrolífera estatal angolana não detalha os motivos desta decisão. Apenas refere que depois da adjudicação, foi detetado “a ocorrência de circunstâncias que inviabilizaram a validade da proposta e celebração do contrato” datado do passado dia 24 de junho.
No comunicado pode ler-se que “diante dos factos, a entidade contratante viu-se impelida a comunicar a anulação da adjudicação feita à sociedade Vitol, e de imediato reavaliar a segunda e a terceira melhores propostas, apresentadas para o fornecimento de gasolina”. Neste âmbito a escolha recaiu pela BP, por um período de um ano.
O Concurso Limitado por Convite para o fornecimento de produtos derivados de petróleo ocorreu a 31 de março de 2021, para um período de 12 meses, com o objetivo de responder às necessidades do mercado interno.