A Bright Pixel Capital, braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae, reforçou o investimento na IriusRisk, plataforma de modelação de ameaças, ao participar na ronda série B de 28,7 milhões de dólares, liderada pela Paladin Capital Group e que contou também com os investidores existentes SwanLab Venture Factory, 360 Capital e Inveready.
A participada integra o portefólio do investidor português, desde 2017, quando levantou uma ronda de 1,5 milhões de euros para reforçar a sua internacionalização.
A IriusRisk ajuda os programadores, arquitetos e engenheiros de segurança a desenhar um produto seguro durante todo o Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Software (SDLC), eliminando falhas de segurança desde o design inicial e acompanhando a implementação de mecanismos de segurança através de integrações com as ferramentas da cadeia de desenvolvimento.
A empresa está a registar um crescimento exponencial, ao duplicar a sua base global de clientes em 2021 e observar uma adoção particularmente elevada entre as principais instituições de serviços financeiros, com seis dos Bancos mais Importantes a nível global (G-SIBs) a utilizarem agora a sua plataforma de modelação de ameaças.
Por seu lado, a IriusRisk mais do que quadruplicou a sua base de parceiros durante 2021, uma vez que os serviços de integração de sistemas veem cada vez mais a modelação de ameaças como um passo essencial nos seus programas de transformação digital.
A edição comunitária gratuita da plataforma aumentou em 120% o número de utilizadores, com mais de 4.000 projetos a serem processados pela plataforma ao longo do último ano. Também a equipa nos EUA cresceu mais de 200% neste período, sob a liderança do vice-presidente sénior Tom Smith, contando agora com novos vice-presidentes de produto e de marketing, um vice-presidente sénior/diretor geral para a América do Norte, e com um Conselho Técnico Consultivo.
Stephen De Vries, cofundador e CEO da IriusRisk, explica que “indústrias como os serviços financeiros, os cuidados de saúde, o setor público e muitas outras já estão a fazer modelação de ameaças e agora precisam de o fazer de forma escalável”.
“A crescente consciencialização e normas, como as do NIST, OWASP Top Ten e IEC/ANSI, requerem este processo como um passo fundamental na construção de um código seguro. Isto ajuda a elevar a relevância da modelação de ameaças na indústria em geral”, diz Stephen De Vries, cofundador e CEO da IriusRisk.
Para De Vries, “chegámos a um ponto de viragem, em que aqueles que não reconhecem os benefícios da tecnologia, correm o risco de ficar para trás. Estamos entusiasmados pelo facto de os nossos investidores terem assistido a esta mudança de dinâmica e estarem a apoiar-nos para continuarmos a liderar a indústria de modelação de ameaças”.
Maior expansão global
O financiamento será utilizado para uma maior expansão global, em especial nos mercados dos EUA e da Ásia-Pacífico, assim como para fazer crescer a sua plataforma comunitária, fazer contratações estratégicas e duplicar os esforços em investigação e desenvolvimento da sua tecnologia líder na indústria.
Para Eduardo Piedade, CEO da Bright Pixel Capital, “a IriusRisk tem-se destacado no panorama da cibersegurança a nível mundial, com a sua solução líder em modelação de ameaças, apresentando números impressionantes de crescimento, quer a nível de alcance, quer a nível de impacto. A adoção de ferramentas que garantem uma maior segurança desde o início do ciclo de desenvolvimento de software é essencial para prevenir ataques futuros que comprometam toda a operação e reputação de uma empresa. Foi muito natural para nós continuarmos a investir na equipa e no seu produto e apoiar os planos de expansão”.
Kenneth Pentimonti, principal na Paladin Capital, que se juntará ao conselho de administração da IriusRisk, acrescenta que “a plataforma de modelação de ameaças da IriusRisk está claramente a ter um impacto decisivo na conceção de produtos em diversas indústrias. Temos visto a evolução para uma vasta gama de verticais que empregam a modelação de ameaças como um princípio essencial do seu processo de desenvolvimento e acreditamos fundamentalmente que existe um enorme espaço para o crescimento neste setor – tanto que decidimos liderar esta nova ronda. A IriusRisk já construiu uma base impressionante de clientes e espero que aumente nos próximos anos”.