A Sonae conquistou o estatuto de líder da iniciativa ‘Pact for Skills’ (Pacto para as Competências), desenvolvida pela Comissão Europeia, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das competências dos cidadãos na Europa.
De acordo com a Sonae, esta iniciativa reúne empresas, sindicatos, escolas e centros de formação, associações setoriais e organizações públicas e privadas, entre outras entidades, sendo que a dona da marca Continente é a única representante de origem portuguesa entre os grandes empregadores.
O grupo liderado por Cláudia Azevedo é um dos promotores líderes do PRO_MOV, o programa nacional que se insere na iniciativa europeia ‘Reskilling 4 Employment’ (R4E), que pretende ajudar a requalificar um milhão de europeus para os empregos do futuro até 2025.
Em comunicado, a Sonae refere que, a nível interno, a MC é responsável pela iniciativa #EuEscolhoAprender, pensada para a valorização dos colaboradores da área de retalho alimentar.
Citada no comunicado, a diretora de Public Affairs da Sonae, Leonor Sottomayor, realça que “a educação ao longo da vida é fundamental para a valorização das pessoas e para a competitividade dos países. Na Sonae, estamos empenhados em contribuir para a qualificação e requalificação dos profissionais, ajudando ao desenvolvimento de competências e promovendo a igualdade de oportunidades”. Por isso, refere que “integramos esta iniciativa da Comissão Europeia, que reconhece o trabalho que enquanto grupo temos vindo a realizar neste âmbito, reforçando uma vez mais o nosso compromisso com a agenda europeia”.
A Sonae é uma das cinco entidades que integram o grupo de parceiros dedicados ao setor do retalho, cujo trabalho é coliderado pela associação do setor, EuroCommerce, e pelo sindicato UniEuropa. Este Ecossistema, como é denominado, é responsável por definir o papel e os objetivos do setor quanto a iniciativas de reskilling e upskilling.
O “Pacto para as Competências” insere-se no conjunto de ações dedicadas ao European Year of Skills e pretende “promover uma cultura de aprendizagem ao longo da vida para todos, fomentando fortes parcerias de capacitação dos profissionais, antecipando as necessidades do mercado de trabalho, atuando contra a discriminação e em prol da igualdade de oportunidades e da equidade de género”.