A Sonae decidiu homenagear Belmiro de Azevedo, dando o seu nome ao espaço dedicado à educação e formação no Sonae Campus, a sede do grupo na Maia.
O rebatizado “Belmiro de Azevedo Learning Centre” inclui, ainda, o “Belmiro de Azevedo Auditorium”, numa área total de 500 m2 e capacidade para 300 pessoas, dedicados à valorização pessoal e profissional dos colaboradores das empresas do grupo.
O objetivo é prestar tributo ao legado do empresário na liderança da Sonae e realçar os valores e princípios que incutiu na empresa e que continuam a ser centrais no seu ADN.
Paulo Azevedo, presidente da Sonae, afirma: “O presente mais valioso que recebemos de Belmiro de Azevedo para as nossas empresas foi o forte conjunto de valores, nomeadamente a responsabilidade ética e social, bem como a ambição, inovação, empreendedorismo, liderança, educação, rigor ou independência que associamos imediata e diretamente ao seu caráter e personalidade. São estes valores e crenças que nos impulsionam a intensificar a nossa ação em tempos de mudança e incerteza, e são eles que nos dão confiança para enfrentar os desafios que todos os dias enfrentamos.”
Para promover e perpetuar estes valores no seio das empresas Sonae, garantindo que os mesmos são transmitidos às gerações futuras de colaboradores, foi também inaugurada uma estátua do empresário na entrada do Sonae Campus.
A obra do escultor alemão Bernd Stöcke foi inspirada numa fotografia que mostra Belmiro nos primeiros dias da sua carreira na fábrica de laminados da Efanor, hoje no universo da Sonae Indústria, onde indica o caminho com energia e confiança.
A Sonae destaca ainda o facto de Belmiro de Azevedo ter conduzido à criação de um think thank dedicado à Educação e ao surgimento do Colégio Efanor.