A SOFID, instituição financeira de desenvolvimento, lançou a primeira edição do “Prémio Internacionalização Pedro Cudell – Internacionalização com Impacto” com o mote de distinguir as empresas portuguesas com investimento em África.
De acordo com a instituição liderada por Marta Mariz, este prémio pretende “distinguir e divulgar a excelência dos projetos das empresas portuguesas que apostaram nos países africanos e que, com a sua atividade, impactaram nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Os vencedores serão selecionados nas categorias “PME com melhor caso de sucesso de internacionalização através de investimento direto num país africano” e “Grande Empresa com melhor caso de sucesso de internacionalização através de investimento direto num país africano”.
Em declarações à FORBES, a presidente da Comissão Executiva da SOFID, Marta Mariz, destaca que “este é um prémio que pretende dar a conhecer o trabalho das nossas empresas em África, distinguindo o seu contributo para o desenvolvimento das comunidades em que se inserem”. Marta Mariz sublinha ainda que “gostaríamos de poder contar boas histórias, muitas que não são conhecidas por cá”. A gestora realça ainda que o prémio “é também o nosso tributo ao administrador da SOFID, Pedro Cudell, que nos deixou este ano e era um acérrimo defensor do potencial do continente africano para as empresas portuguesas”.
Por seu turno, o Chairman da SOFID, António Rebelo de Sousa, refere à FORBES que Pedro Cudell “foi, desde sempre, um patriota, profundamente interessado em contribuir para a internacionalização do tecido empresarial português e para o desenvolvimento sustentável das economias integrantes do espaço lusófono”. É com base nesta premissa que se justifica a “criação deste prémio, que presta justiça a uma memória e que honra quantos colaboram todos os dias nesta instituição”, detalha ainda António Rebelo de Sousa.
O chaiman da instituição financeira de desenvolvimento lembra que “Pedro Cudell foi administrador da SOFID quase doze anos, tendo exercido as funções com grande empenho e de forma materialmente desinteressada”. Isto porque para o administrador falecido no passado mês de junho, “o essencial no exercício das suas funções era a prestação de um serviço público, considerando-se, desde o princípio da sua atividade na SOFID, ao serviço do seu País”.
O período de candidaturas decorre entre hoje e 15 de outubro, sendo que as empresas interessadas podem consultar o regulamento e apresentar a sua candidatura através do preenchimento do formulário disponível no site da SOFID. Os vencedores do Prémio Pedro Cudell serão conhecidos durante o evento “Financiamento em África – o papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento” que se vai realizar a 11 de novembro.
De acordo com dados da instituição a que a FORBES teve acesso, 78% do total de investimentos apoiados pela SOFID está localizado em África, entre projetos de PME e grandes empresas portuguesas que apostaram neste continente. Já foram apoiados mais de 20 projetos em países como África do Sul, Angola, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Guiné-Conacri, Marrocos e Moçambique, isto com base naquilo que é o percurso das empresas portuguesas.
Os projetos estão distribuídos por vários setores como: indústria, agricultura, tecnologias de informação e comunicação, comércio, saneamento e gestão de resíduos, infraestruturas, turismo e saúde.