O mercado mundial de smartphones cresceu 7,8% no primeiro trimestre de 2024, de acordo com os dados preliminares do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, research da International Data Corporation (IDC). Assim, as remessas mundiais de telemóveis atingiram as 289,4 milhões de unidades. Este crescimento mostra que, embora esta indústria não esteja completamente fora de perigo, a recuperação deste setor está no bom caminho. “O mercado de smartphones está a emergir da turbulência dos últimos dois anos, saindo mais forte e mudado”, disse Nabila Popal, diretora de pesquisa da equipa da Worldwide Tracker da IDC.
Novidade nestes dados recentes é que, embora a Apple fosse a marca que mais telemóveis entregou ao mercado mundial no final de 2023, a marca de culto foi ultrapassada pela Samsung, que lidera agora as vendas.
Crescimento dos preços médios continua a subir
“Embora a IDC espere que estas duas empresas mantenham o seu domínio no segmento topo de gama do mercado, o ressurgimento da Huawei, na China, bem como os ganhos notáveis da Xiaomi, da Transsion, da OPPO/OnePlus obrigarão os fabricantes líderes a procurar novas áreas para expandir e diversificar”, refere, a propósito, Ryan Reith, vice-presidente do Worldwide Mobility and Consumer Device Trackers da IDC.
A Xiaomi está a recuperar dos grandes declínios registados nos últimos dois anos e a Transsion está a tornar-se uma presença estável no top 5 com um crescimento agressivo nos mercados internacionais.
Nabila Popal explica ainda que “continuamos a ver um crescimento no valor e nos preços médios de venda dos smartphones, à medida que os consumidores optam por dispositivos mais caros, sabendo que os manterão por mais tempo. Em segundo lugar, há uma mudança de poder entre as cinco principais empresas, o que provavelmente irá continuar à medida que os intervenientes no mercado ajustam as suas estratégias num mundo em recuperação”.
Adianta ainda que a Xiaomi está a recuperar dos grandes declínios registados nos últimos dois anos e a Transsion está a tornar-se uma presença estável no top 5 com um crescimento agressivo nos mercados internacionais. “Embora os dois principais players tenham registado um crescimento negativo no primeiro trimestre, parece que a Samsung está numa posição geral mais forte do que nos últimos trimestres”, diz a especialista.
Conheça a seguir o top 5:
1 – Samsung – 60,1 milhões de telemóveis
2 – Apple – 50,1 milhões de telemóveis
3 – Xiomi – 40,8 milhões de telemóveis
4 – Transsion – 28,5 milhões de telemóveis
5 – OPPO – 25,2 milhões de telemóveis
6 – Outras marcas – 84,7 milhões de telemóveis
(Total: 289,4)