A FORBES sabe em primeira-mão que a SheerME, plataforma portuguesa de descoberta, marcações e pagamentos de serviços de beleza e bem-estar, arrecadou perto de um milhão de euros de capital, maioritariamente de investidores portugueses, para acelerar a transformação digital nos setores de beleza e bem-estar à escala mundial e com isso obteve um crescimento acima de 600% em 2021.
“O reforço da ronda pré-seed da SheerME foi crucial para o crescimento exponencial nos últimos seis meses do ano. O investimento captado foi direcionado para o crescimento da equipa interna de produto e de marketing, dando início ao plano de internacionalização da empresa, que começou pelo Brasil já no passado mês de dezembro de 2021 e estamos já a planear Espanha para março 2022”, afirma Miguel Ribeiro, Fundador e CEO da SheerME.
No início de novembro, a SheerME concluiu uma integração estratégica com a Google e o Meta (ex-Facebook), que permite a qualquer pessoa que faça marcações diretamente numa pesquisa no Google, Google Maps, Facebook e Instagram, sempre através da tecnologia disponibilizada pela sheerME.
Esta integração possibilita que a startup portuguesa esteja habilitada, a partir deste momento, a servir clientes em qualquer parte do mundo.
“É para nós um grande orgulho que uma startup portuguesa, com pouco mais de um ano de vida, conte já com parcerias firmadas com marcas globais como a Google, Meta e a L’Oréal Professionnel Paris, que nos ajudam a conquistar a confiança do mercado, do setor e mesmo na internacionalização”, destaca Miguel Ribeiro.
Para o fundador da empresa, “estas marcas ajudam-nos a ter uma expressão global e validam a importância de uma plataforma como a sheerME. Estamos inclusive a receber leads de todo o mundo e vamos começar a ativar qualquer cliente em qualquer parte do mundo de abril em diante, tornando a SheerME uma plataforma de alcance global”.
A SheerME conta já com um crescimento global superior a 600% em Portugal e mais de 60% já fazem o pagamento do serviço antecipadamente na plataforma.
“Estes são números incríveis que provam que estamos no caminho certo, e que a tendência de marcação e pagamento ‘online’ no setor de bem-estar e beleza veio para ficar, tal como aconteceu nos setores de hotelaria e restauração. Comprovamos que o modelo de ‘wallet’ e ‘cashback’ é altamente diferenciador e valorizada pelos utilizadores, pois cada vez que marcam na sheerME ganham uma percentagem de volta na sua carteira digital para usufruírem na próxima utilização”.
O responsável da empresa explica que a empresa possui também “‘corporate sponsores’ que carregam a wallet dos utilizadores, como por exemplo, a L’Oréal que carrega 10€ a todos os novos utilizadores, para os incentivar a cuidarem de si e mais se vão juntar muito em breve”.
Startup selecionada por programa de aceleração
Lançada em julho de 2020, a SheerME conta já com uma equipa de 20 pessoas e disponibiliza gratuitamente informação sobre mais de 40000 serviços de bem estar, beleza e fitness como marcaçoes e pagamentos online em Portugal.
A startup foi selecionada, entre mais de 2000 empresas, para fazer de um programa de aceleração, promovido pelo Meta (ex-Facebook) e é agora a primeira empresa portuguesa a fazer parte de um lote muito restrito de 50 entidades, a nível mundial, que integram este programa.
A SheerME está também a ser acompanhada noutro programa de aceleração, através dos americanos Plug and Play Venture Capital, e também aqui foi uma das 20 startups selecionadas em mais de 600 candidaturas existentes.
Em termos de negócio, a SheerME aposta num modelo de marketplace sem qualquer componente de custo fixo para os comerciantes, os quais só têm que pagar caso recebam negócio através da plataforma.
O segredo do sucesso
“A maior razão para esta tendência de marcações e pagamentos online não ter tido sucesso é pela oferta de empresas de agendas digitais e marcações online estarem baseadas num modelo SaaS (Software as a Service) e que tem um custo fixo mensal, que como esta área de beleza e bem-estar ainda não se digitalizou, resiste a pagar um custo fixo por algo que não sabe se terá retorno. Isto faz com que a oferta de marcações online seja reduzida, levando os clientes a continuarem a usar os meios tradicionais, como a chamada telefónica que não são eficientes nem para o cliente, nem para o comerciante. A SheerME apresenta uma solução diferenciadora, um modelo justo onde o comerciante só paga uma percentagem sobre o serviço enviado (negócio enviado), pensamos que só assim haverá mais tarde uma adoção à tecnologia, quando entenderem o valor, mas primeiro tem de ver negócio”, acrescenta Miguel Ribeiro.
Aspetos diferenciadores
O utilizador, sempre que efetua uma marcação através da sheerME, recebe uma percentagem do valor da sua marcação de volta na sua carteira digital para ser usada num próximo agendamento. Este é o ponto diferencial da SheerME, que aposta num ecossistema de “wallet” e “cashback” para criar frequência de utilização e fidelização do utilizador, bem como um modelo de marketplace sem custos fixos para o comerciante. Esta é uma clara aposta da startup para ajudar na digitalização do setor de beleza e bem-estar, ambicionando ser um dos ‘top 3’ players globais no setor de beleza e bem-estar nos próximos três anos.