A superestrela da música latina Shakira pode ser obrigada a depor perante um tribunal por supostamente não pagar parte dos impostos em Espanha depois de um juiz ter decidido que há evidências suficientes para levar o caso a julgamento.
Factos-chave
Uma investigação de três anos sobre as finanças da cantora encontrou “evidências suficientes de criminalidade” para que o caso fosse a julgamento, afirmou o juiz Marco Juberías de Barcelona.
Shakira é acusada de não pagar cerca de 16,4 milhões de dólares (13,8 milhões de euros) em impostos ao Estado espanhol entre 2012 e 2014, período em que, segundo Juberías, a cantora passou a maior parte do tempo em Espanha, embora a sua residência oficial estivesse indicada como sendo nas Bahamas.
O juíz Juberías também alegou que a cantora e um consultor financeiro usaram várias empresas com sede em países paraísos fiscais para tentar ocultar os fluxos de receita de Shakira.
Shakira pode enfrentar uma multa e até uma pena de prisão se vier a ser condenada no julgamento.
O assessor da cantora não devolveu imediatamente um pedido de comentário da Forbes.
Enquadramento
Shakira foi inicialmente acusada de evasão fiscal pelas autoridades espanholas em 2018. A cantora afirma que é inocente, afirmando que pagou o que devia quando foi alertada sobre o saldo devedor.
A estrela colombiana passa grande parte de seu tempo em Espanha com o parceiro Gerard Piqué, futebolista espanhol do F.C. Barcelona e os seus dois filhos.
De acordo com a lei espanhola, qualquer pessoa que more no país por mais de seis meses durante um ano deve pagar impostos.