Setor do factoring cresce 2,2% na Europa e 11,3% em Portugal

Factoring consiste na antecipação de receitas de um negócio. Ou seja, quando há falta de liquidez, uma empresa pode vender as suas faturas a um banco ou entidade de crédito, mediante um contrato, recebendo o valor antecipadamente, resolvendo assim o seu problema imediato. Segundo os dados da EUFederation – Federação Europeia de Factoring no primeiro…
ebenhack/AP
No primeiro semestre de 2025, o setor do factoring europeu atingiu um valor de 1.240 mil milhões de euros, o que representou um crescimento de 2,2%. No entanto, em Portugal este crescimento foi muito superior, mostrando dinamismo no uso desta ferramenta de financiamento.
Economia

Factoring consiste na antecipação de receitas de um negócio. Ou seja, quando há falta de liquidez, uma empresa pode vender as suas faturas a um banco ou entidade de crédito, mediante um contrato, recebendo o valor antecipadamente, resolvendo assim o seu problema imediato. Segundo os dados da EUFederation – Federação Europeia de Factoring no primeiro semestre de 2025, o setor do factoring europeu atingiu um valor de 1.240 mil milhões de euros, o que representou um crescimento de 2,2%. No entanto, em Portugal este crescimento foi muito superior, de cerca de cinco vezes a média europeia, mostrando ser um mercado dinâmico nesta área. Foram tomados, em Portugal, cerca de 23,9 mil milhões de euros de créditos. Portugal está assim, no top 3 dos países europeus que mais recorrem a este instrumento de financiamento, tendo em conta a percentagem face ao PIB. Bélgica e Espanha compõem os restantes elementos do trio europeu.

Segundo o presidente da ALF – Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, Luís Augusto “Os resultados agora divulgados demonstram que Portugal está entre os países mais dinâmicos da Europa no financiamento especializado. O forte crescimento do Factoring e a expansão da carteira de Leasing e Renting comprovam a confiança das empresas portuguesas nestes instrumentos. A ALF continuará a trabalhar para reforçar este contributo para a competitividade, modernização e transição energética da economia portuguesa”.

Leasing e renting com variações mistas

A ALF divulgou ainda os resultados europeus relativos aos mercados de leasing e renting, com base nos relatórios da Leaseurope, a Federação Europeia de Leasing e Renting, que mostram que Portugal é também um mercado dinâmico no leasing de equipamentos e no renting de frotas, ainda que tenha registado ligeiras reduções nas produções totais. Segundo o relatório semestral da Leaseurope, o mercado europeu de leasing e renting atingiu os 202,7 mil milhões de euros de nova produção, representando um crescimento de 2,2% face ao período homólogo.

A nova produção de leasing e renting em Portugal atingiu os 2.022 mil milhões de euros, embora este valor represente uma quebra de 2,6% face ao primeiro semestre do ano anterior. 

Assim, relativamente ao leasing na Europa, no leasing de veículos, o volume total atingiu os 146,4 mil milhões de euros, o que representou um crescimento de 5,9%, e no leasing de equipamentos, o total atingiu os 46,9 mil milhões de euros, com uma quebra de 8,7%. Por sua vez, o leasing imobiliário alcançou os 5,7 mil milhões de euros, um crescimento considerável de 17%. O relatório mostra que o principal motor de crescimento foi o leasing automóvel, que cresceu em diversos mercados. Já o leasing de equipamentos caiu em alguns países, nomeadamente na Alemanha, com uma quebra de 37,5%, tendo, no caso do mercado nacional crescido 19,4%. No caso do crescimento do leasing imobiliário, o mercado foi impulsionado pela Bélgica e pela Grécia.

Analisando apenas Portugal, a nova produção de leasing e renting, atingiu os 2.022 mil milhões de euros, embora este valor represente uma quebra de 2,6% face ao primeiro semestre do ano anterior. O leasing de veículos atingiu 1.307 mil milhões de euros, com uma quebra de 2,1% e o leasing imobiliário ficou pelos 358 milhões de euros, uma redução de quase 20%. O leasing de equipamentos foi o segmento que mais cresceu com um incremento de 19,4%, para um montante total de 357 milhões de euros.

Mais Artigos