A cerimónia de entrega dos Globos de Ouro acontece neste domingo (já madrugada na Europa) em Los Angeles e inaugura a temporada dos principais prémios de 2025 que celebram os maiores nomes do cinema e da televisão.
Nesta 82ª edição um dos vencedores poderá ser um filme falado em português, com sotaque do Brasil. Isto porque os holofotes estão voltados para o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que concorre nas categorias de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Atriz em Filme Dramático, com Fernanda Torres.
A atriz brasileira segue os passos da mãe, Fernanda Montenegro, que foi nomeada nas mesmas categorias do galardão em 1999 com o filme “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles. Na altura, a veterana atriz perdeu para Cate Blanchett, com o filme “Elizabeth”, mas levou para casa o Globo de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.
A cerimónia vai ser apresentada pela atriz e comediante Nikki Glaser, além de contar com a participação de inúmeras celebridades para a entrega de prémios, como Elton John, Demi Moore, Dwayne Johnson, Nicolas Cage e Glenn Close. A atriz Viola Davis será homenageada com o prémio Cecil B. DeMille, como reconhecimento pela carreira de sucesso.
Quanto aos possíveis vencedores da noite deverão ser os filmes e séries mais nomeados. Nas categorias de cinema, o musical “Emilia Pérez” lidera com 10 nomeações. O filme faz história como o segundo filme mais nomeado ao Globo de Ouro de todos os tempos. Por uma indicação, não igualou o recorde de mais nomeações à prémio, que ainda pertence ao filme “Nashville”, de 1975. Depois de “Emilia Pérez”, a longa-metragem “O Brutalista” lidera com sete indicações, seguido por “Conclave “, com seis.
Nas categorias de televisão, “O Urso” lidera com cinco nomeações. A terceira temporada da série é seguida pela quarta de “Only Murders in the Building” e a primeira de “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”, com quatro indicações cada.
Com o pontapé de saída dado pelos Globos de Ouro neste domingo, a temporada dos principais prémios de 2025 irá estender-se até março, com grandes eventos como os Óscares e os Grammy.
Com Forbes Internacional