Um ano depois da morte do empresário Rui Nabeiro, a sua vida é contada ao público através da série “Senhor Rui”, da TVI. Com a realização de Leonel Vieira, o mesmo de filmes e séries como “O Leão da Estrela”, “O Crime do Padre Amaro” e “O Pátio das Cantigas”, a série leva ao ecrã a história real de um dos empresários mais carismáticos e bem sucedidos do país.
“O menino sonhador, criado no Alentejo rural nos primeiros anos de ditadura, foi também o jovem habilidoso que vingou no contrabando, o homem visionário que expandiu internacionalmente o seu pequeno negócio de café, o político que criou inimigos e se viu a braços com a justiça, o homem condecorado Comendador, por nunca esquecer que a riqueza e o poder devem servir a comunidade. O seu povo”, lê-se na sinopse da série.
Os dois episódios passam por vários momentos da vida de Rui Nabeiro, como a morte do seu pai, aos 17 anos, a guerra civil em Espanha, o cargo de Presidente da Câmara antes e depois do 25 de Abril, a ligação a Angola e Timor e a proximidade com o povo.
No papel de “Senhor Rui” estão Salvador Pires (criança), Afonso Lagarto (jovem) e José Raposo (adulto). Lara Chelinho (criança), Ana Guiomar (jovem) e Carla Andrino (adulta) dão vida a Alice Nabeiro, a mulher de Rui Nabeiro. A história conta ainda com personagens como João Manuel Nabeiro, o filho do empresário, interpretado por Afonso Soares (criança) e Ricardo Raposo (jovem), o tio Joaquim Nabeiro (por Marco Delgado), que terá sido a sua referência no mundo dos negócios, os país Maria de Jesus Nabeiro (por Anabela Brígida) e Manuel Nabeiro (por Dinarte Branco) o neto Rui Miguel Nabeiro (por Diogo Lopes).
“A história de alguém que veio do nada e se torna poderoso e influente, é já por si apelativa. Mas poucas vidas como esta reúnem tantas peripécias, riscos e negociações de vida ou morte, que se escreveram em paralelo com a história atribulada do país. É caso para dizer que a realidade pode em nada ficar a dever à ficção. E isso é só mais uma razão para que a ficção não perca histórias como esta”, lê-se.
A série estreia esta terça-feira, na TVI e Prime Video, no mesmo dia em que Rui Nabeiro é homenageado em vários locais. O segundo episódio vai para o ar amanhã, quarta-feira.