A 360imprimir.pt, empresa portuguesa que decidiu adotar a semana de quatro dias de trabalho, relevou hoje as conclusões do barómetro do primeiro trimestre da adoção desta medida. Esse barómetro foi desenvolvido com o apoio de uma consultora independente.
Para este estudo foram analisados dados relativos a “Adesão”, “Satisfação”, “Produtividade”, “Atração de Talento” e “Retenção de Talento”.
O sucesso do modelo junto dos colaboradores foi imediato, com 98% de adesão voluntária ao modelo de 4 dias de trabalho.
O modelo da semana de 4 dias foi introduzido pela 360imprimir desde o dia 10 de outubro de 2022, há cerca de três meses.
Quanto ao critério de “Satisfação”, o modelo foi igualmente bem-sucedido, com83% dos colaboradores a mencionar que passam mais tempo com família e amigos devido à semana de trabalho de 4 dias, 93% dos colaboradores imagina-se a trabalhar na empresa daqui a 1 ano e 90% a recomendar a 360imprimir.pt como lugar para trabalhar. Mais: 88% das chefias estão satisfeitas com o desempenho das suas equipas no novo modelo de trabalho.
No âmbito da “Saúde e Bem-estar”, destaca-se a diminuição do stress, fadiga e ansiedade, em 4%.
De acordo com este primeiro relatório de análise à medida, o primeiro trimestre revela uma quebra de 6,4% no volume de trabalho gerado, “resultado positivo quando comparado com a redução prevista para o número de horas trabalhadas”.
A “Produtividade” teve um ligeiro aumento (+0.6%), mas a taxa de absentismo não diminui, ao contrário das expectativas iniciais do modelo.
Na “atração de talento”, verificou-se um aumento de 297% nas candidaturas face ao trimestre anterior, antes da implementação do modelo.
Quanto à “retenção de talento”, uma das apostas da empresa ao adotar a semana de trabalho de 4 dias, verificou-se uma redução de 36% de taxa de saída em comparação ao período homólogo.
Quanto a mudar para o regime anterior, um em cada três trabalhadores indica ser necessário um aumento igual ou superior a 50% para voltar à semana de 5 dias de trabalho e 75% dos colaboradores teriam que ter um aumento salarial de pelo menos 30% para considerar voltar a um modelo de 5 dias.
A adoção da semana de trabalho de 4 dias enquadra-se num piloto de 2 anos, após os quais será tomada a decisão de continuar, ou não.
Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir.pt refere que as “primeiros resultados vêm confirmar as nossas expetativas quando apostámos neste modelo pioneiro, sem quebras acima do esperado no output gerado, com impactos positivos na satisfação e retenção das nossas pessoas e uma maior capacidade de atrair talento externo. Continuaremos a analisar os dados trimestralmente, por forma a monitorizar a sua evolução e perceber que ajustes teremos que fazer para melhorar. Queremos também mostrar os prós e contras deste modelo, para que outras empresas percebam os impactos do mesmo e que avaliem qual o melhor modelo para as suas organizações”.
A 360imprimir.pt foi pioneira na adoção da semana dos quatro dias de trabalho, semanas após se ter tornado uma empresa 100% remota, abrangendo os seus cerca de 200 colaboradores.
O modelo de 36 horas de trabalho em quatro dias por semana foi implementado nesta empresa de forma experimental, tendo a empresa assumido um compromisso mínimo de dois anos. A adesão foi voluntária e aceitação um êxito, com 98% dos seus colaboradores a aderir a este novo modelo.
A empresa acredita que esta será uma solução compatível com o seu crescimento acelerado e eficaz no aumento da satisfação e bem-estar dos seus colaboradores, com impacto direto na sua motivação e retenção.