Entre mais de 10.000 ideias submetidas, o concurso de empreendedorismo promovido pela Acredita Portugal e pelo Banco Montepio distinguiu seis projetos vencedores.
As iniciativas que mereceram destaque passaram já por um programa de aceleração com duração de dois meses e meio, bem como acesso a mentoria pela rede de parceiros e especialistas da Acredita Portugal. Agora, vão receber um pacote de serviços destinado a apoiar a sua entrada ou consolidação no mercado e acesso a vários espaços de incubação.
Os vencedores, selecionados numa sessão de avaliação de pitch por um júri composto por parceiros e empreendedores convidados, estão integrados em eixos de empreendedorismo social (Prémio Empreendedorismo Social, apoiado pelo Banco Montepio), tecnologia (Prémio K.Tech, apoiado pela KCS iT), inovação ligada à água (Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia), mobilidade (Prémio Brisa Mobilidade) e criação de smart cities (Prémio Gaia 3C: Construção Circular da Cidade), a par da categoria geral do Concurso Banco Montepio Acredita Portugal, e refletem a natureza abrangente da iniciativa.
Os vencedores foram os seguintes:
• Prémio Empreendedorismo Social: Techtale – solução que visa ajudar terapeutas especializados em reabilitação neurológica pediátrica a tornar o seu atendimento mais prático e personalizado, através de jogos e e-books customizáveis que podem ser ajustados de acordo com as necessidades dos pacientes.
• Prémio K.Tech: Job Coach – plataforma digital que junta estudantes, empresas e ensino com o propósito de agilizar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho. Faz ainda o match entre finalistas e o mercado, inovando o paradigma atual de recrutamento.
• Prémio Brisa Mobilidade 2021: We Can Charge – solução para gerir e controlar, de forma inteligente, redes de carregamento para veículos elétricos.
• Prémio H2O Inovação: PWTech – iniciativa que nasceu com o objetivo de levar água de qualidade a lugares de difícil acesso e com reduzida infraestrutura. A sua atuação tem ampliado ao longo dos anos e hoje o produto apoia desde equipas de combate a incêndios florestais à indústria da construção civil, agropecuária e de base.
• Prémio Gaia 3C: ROOTure – plataforma de e-commerce colaborativa que conecta os vendedores aos compradores de produtos artesanais. O objetivo do projeto é ligar artesãos e designers, especialmente de regiões de baixa densidade populacional, num processo de cocriação que enfatiza as necessidades e expectativas dos potenciais clientes, a fim de satisfazer as exigências do mercado global, promovendo a inovação, a possibilidade de partilha de técnicas e conhecimento.
• Prémio Montepio Acredita Portugal – Mum’s Cooking: marca portuguesa de comida congelada saudável – caseiro, confecionado sem aditivos e com ingredientes de origem biológica.
Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal, salienta que esta “foi a primeira edição do concurso a decorrer online de uma forma planeada e estruturada. Apesar do concurso ter tido desde sempre uma forte componente digital, esta mudança permitiu-nos preparar ainda melhor o apoio que damos aos empreendedores sem realmente estarmos com eles no mesmo espaço”.
“Apoiamos os empreendedores com conhecimento e ferramentas”, salienta Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal.
Por outro lado, prossegue Fernando Fraga, “foi uma edição que surgiu numa altura de várias mudanças sociais, em que muitos portugueses perderam o emprego devido à pandemia. Estes empreendedores já têm por norma bastante experiência na sua área de atuação, faltando apenas alguns conhecimentos básicos de gestão e estruturação da ideia de negócio. Apoiamos os empreendedores com conhecimento e ferramentas e somos muitas vezes o ignite que mostra às pessoas que são capazes e podem mesmo desenvolver um projeto próprio. Acabamos por servir de porta de entrada no ecossistema empreendedor e de veículo para pessoas que nunca se imaginaram empreendedoras entrarem neste incrível mundo do empreendedorismo”.