Sandra Santos, 53 anos, assumiu a liderança da Logoplaste em fevereiro deste ano, sendo a atual CEO da companhia de origem portuguesa que detém 70 fábricas em 17 países. Fundado pela família Botton, no qual Filipe de Botton é ainda chairman, o grupo nacional faturou qualquer coisa como mil milhões de euros em 2024. A gestora portuguesa entrou este ano para a lista das 50 portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, ocupando a 24ª posição do ranking, com uma avaliação de 73,5 pontos no estudo da Forbes Portugal (ver em baixo metodologia aplicada).
Sandra Santos, CEO da Logoplaste é uma das Mais Poderosas nos Negócios em 2025, segundo o ranking elaborado pela revista Forbes Portugal.
Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, concluída em 1994, a gestora iniciou a sua carreira profissional na área financeira, no extinto BES, no qual foi gestora de contas. Em 1999 concluiu um MBA no Porto Business School – fez várias outras formações ao longo da sua carreira -, e nesse mesmo ano entra no universo do grupo BA Glass, como management control officer. Em 2001 é promovida a CFO e, em 2014, torna-se CEO do grupo que pertence às famílias Moreira da Silva e Silva Domingues. Entre 2020 e 2024 foi membro não executivo de empresas como a Navigator Company, a EDP e o Banco BPI. Foi ainda membro fundador da Business Roundtable Portugal.
Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios
O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.
A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.
A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação; e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.