A Scopen, consultora espanhola em estratégia, acabou de apresentar os resultados da segunda edição do Best Agency to Work For, destacando uma vencedora para cada uma das áreas analisadas. Este estudo resulta de uma sondagem, que decorreu entre abril e maio deste ano, e que inquiriu cerca de 750 pessoas, todas elas funcionárias das 56 agências participantes, o que representa cerca de 70% das agências criativas/digitais e 30% das agências de meios.
Assim, à semelhança da edição de 2021, a O Escritório voltou a ser a agência mais destacada, no segmento das agências criativas, no Best Agency to Work For 2023, seguida da Uzina e da Stream and Tough Guy. A Fulsix foi distinguida como a agência digital mais atrativa para trabalhar, seguida da Comon e da Peper. Já entre as agências que trabalham os meios, a Dentsu foi a que mais se destacou neste segmento de atividade, seguida da Arena, em segunda posição, da Initiative, em terceiro.
“As agências que constroem um capital emocional de atração terão menos dificuldade na procura de perfis criativos, sendo que esta é uma indústria com elevada rotatividade de recursos, como existem outras”, diz Alexandra Machás.
“A avaliação da Best Agency to Work For é um indicador do nível de atratividade e de imagem percebida no mercado das agências, da atração do talento criativo e da retenção dos atuais colaboradores, tema este que um CEO leva no seu dia-adia, bem como os perfis diretivos das agências”, explica Alexandra Machás, managing director da Scopen Portugal. Esta responsável afirma ainda que “As agências que constroem um capital emocional de atração terão menos dificuldade na procura de perfis criativos, sendo que esta é uma indústria com elevada rotatividade de recursos, como existem outras. Até pelos mais jovens perfis, que se movem tanto por fatores mais tangíveis, mas igualmente intangíveis, talvez a agência mais atrativa para trabalhar tenha maior ponderação dos fatores intangíveis’’. E acrescenta: “Por outro lado, é importante juntar a esta nomeação da Best Agency to Work For a avaliação das melhores marcas para trabalhar a sua comunicação e ainda os marketers com quem mais gostariam de trabalhar. Estes são dois drivers que influenciam a atratividade das agências, que observamos nos resultados apresentados, no qual as agências nomearam a Best Brand To Work e o Best Marketer to Work”.
As marcas favoritas das agências criativas e digitais
A Scopen destaca ainda, neste estudo, as Best Brand to Work, ou seja, as marcas com as quais as agências mais gostam de trabalhar. O Lidl é, pois, a marca nomeada pelas agências criativas e digitais – que coincide também com o ranking de todas as agências -, como a marca mais atrativa para trabalhar a sua comunicação, tal como já aconteceu em 2021. Seguem-se as marcas IKEA e Super Bock que ocupam o Top3 do ano, sendo que as três já foram marcas nomeadas em 2021. Vodafone, Nike, Coca-Cola, NOS, Continente e Worten compõem a shortlist entre as 46 destacadas pelo estudo. Por outro lado, para as agências de meios, a Vodafone é a marca mais atrativa para trabalhar a sua comunicação, isto entre os profissionais das agências de meios. Seguem-se nesta lista as marcas Continente e Lidl. No ranking total das marcas, pelo total das agências, o primeiro lugar pertence ao Lidl.
O Lidl é a marca nomeada pelas agências criativas e digitais – que coincide também com o ranking de todas as agências -, como a marca mais atrativa para trabalhar a sua comunicação.
Foram mais de 130 as marcas mencionadas pelos profissionais das agências inquiridas. Para estes, as campanhas que mais se destacaram no período de 2022/2023, foram a da NOS, com a “Carrocel, Solidão Natal”, com 22% das escolhas, e, em aexéquo, a campanha “Tachos do LIDL”. Segue-se a Vodafone, em segunda posição, a IKEA, a Worten e a Superbock.
A Scopen também analisou as escolhas dos Best Marketer to Work. Assim, o destaque principal vai para Filipa Apleton, da Galp, seguida de Leonor Dias, da Vodafone e António Fuzeta da Ponte, da Worten fecham o pódio. Tiago Simões, do Continente e Rita Torres Batista, da NOS, completam o Top5.
Conheça a seguir as 10 mais nas agências criativas e digitais:
1 – O Escritório: 666 pontos
2- Uzina: 388 pontos
3 – Stream and Tough Guy: 284 pontos
4 – Fuel: 216 pontos
5 – Fullsix: 206 pontos
6 – FunnyHow: 205 pontos
7 – Nossa: 192 pontos
8 – Pepper – 185 pontos
9 – Wunderman Thompson – 176 pontos
10 – Judas: 162 pontos
Conheça aqui as 10 marcas mais destacadas pelas agências:
1 – Lidl: 21,7%
2 – Ikea: 18,9%
3 – Super Bock: 15,3%
4 – Vodafone: 15,0%
5 – Nike: 8,2%
6 – Coca-Cola: 7,9%
7 – NOS: 7,3%
8 – Continente: 5,9%
9 – Worten: 5,7%
10 – McDonalds: 5,3%
Os 10 melhores marketers para os colaboradores das agências inquiridas:
1 – Filipa Appleton – Galp
2 – Leonor Dias – Vodafone
3 – António Fuzeta da Ponte – Worten
4 – Tiago Simões – Continente
5 – Rita Torres Batista – NOS
6 – Susana Coerver – Lidl/Kindlogy
7 – José Almeida – Betano
8 – Rúben Pardal – Lidl
9 – Helena Gouveia – IKEA
10 – Sérgio Carvalho – Fidelidade