Em vésperas de mais um período de férias de verão saiba que além do destino de sonho fora do país há também que ter em conta as taxas de câmbio que poderão ajudar a ter mais poder de compra. A Ebury, fintech de pagamentos internacionais, recebimentos e câmbio, fez as contas e concluiu que entre os destinos mais vantajosos, para quem ganha em euros, estão a Argentina, Egipto ou Turquia.
De acordo com o estudo da Ebury, a que a FORBES teve acesso, de fora destas escolhas mais vantajosas quando se trata da taxa de câmbio, ficam o México, Brasil ou Polónia, já que são “destinos cujas divisas locais valorizaram face ao euro. Na lista dos países onde compensa fazer férias estão também o Japão ou China. A análise da Ebury encontrou nestes países variações cambiais mais favoráveis para quem compra em euros.
A Ebury explica que este ranking foi feito com base na volatilidade ao longo dos últimos meses, de julho de 2022 a junho deste ano, refletindo as moedas que mais desvalorizaram, ou as que mais recuperaram nesse período, face ao euro. “A evolução seguida pelo mercado cambial nos últimos meses impacta sempre o mapa turístico internacional. De acordo com esta análise, alguns países sofreram uma forte desvalorização da moeda em relação ao euro, tornando-os destinos muito mais atraentes”, detalha a fintech. Aqui fica a lista dos países com base na análise da Ebury:
A empresa deixa mesmo um alerta: “Desengane-se quem pensa que é só nas horas de fazer compras nos países de destino que a desvalorização de uma moeda pesa na fatura das férias. A volatilidade das moedas é um fator essencial para as agências de viagens, que contratam e pagam serviços em diversos locais do mundo”. Isto porque “os próprios pacotes de férias que são oferecidos pelos vários agentes podem sair mais baratos quando se trata de um destino cuja moeda sofreu uma maior quebra de valor”, remata a Ebury.