Maria João Carioca, 52 anos, é atualmente Chief Financial Officer (CFO) da Galp, cargo que ocupa desde maio de 2023. Antes disso, exercera a mesma função na Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Natural de Lisboa, esta executiva passou já por diversos cargos na área da banca, que lhe deram uma grande experiência profissional e um currículo bem recheado. Posicionada em 45ª posição foi considerada pela revista Forbes Portugal como uma das 50 mulheres mais poderosas nos negócios. Como CFO da maior empresa portuguesa tem a seu cargo responsabilidades como as finanças corporativas, o planeamento e performance, a contabilidade e fiscalidade, as relações com investidores, a gestão de risco e controlo, entre outras áreas.
São várias as formações no currículo
Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, Maria João Carioca não se ficou por aqui e realizou ainda um MBA na reconhecida escola de negócios francesa Insead. Além disso, apostou em várias outras formações como a sua participação no Leading Change And Organizational Renewal, da Harvard Business School, em 2012, e no Driving Strategic Innovation Massachusetts Institute of Technology, em 2018. Participou ainda no Design Thinking, na Columbia Business School, em 2019 e no Advanced International Corporate Finance Programme, no Insead, em 2021.
Maria João Carioca foi selecionada como umas das portuguesas mais poderosas no mundo dos negócios. Ficou em 45ª posição.
Esta profissional iniciou o seu percurso profissional na Mckinsey & Company, em 1994, estando, na altura da sua saída, em 2004, como Associate Principal. Passou então a coordenar o Gabinete de Análise Estratégica (GAE) da Unicre, onde esteve até 2008. Seguiu-se, entre 2009 e 2013 a função de diretora do Gabinete Corporativo e de Estratégia da SIBS Foward Payment Solutions e SIBS SGPS, data a partir da qual ingressou na CGD.
Foi ainda presidente do Conselho de Administração da Euronext Lisboa, da Interbolsa e da Euronext Technologies, entre 2016 e 2017.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho de 2023.