A Finaro, instituição bancária especialista em soluções globais de pagamento, avançou algumas das tendências que irão marcar o futuro dos pagamentos em 2023.
Nos últimos três anos de pandemia os hábitos dos consumidores mudaram para sempre, aumentando a adoção de pagamentos digitais como nunca acontecera até então. Assim, este ano, os pagamentos digitais serão uma prioridade para as fintech e para os consumidores
. Este banco prevê a simplificação dos pagamentos nos transportes públicos e a gestão unificada dos pagamentos, e antecipa que a preocupação dos consumidores com o meio ambiente irá promover os benefícios e as recompensas da utilização de pagamentos em ambiente sustentável. Eis algumas das tendências que avança:
1 – Soluções de pagamento unificadas serão o futuro
As empresas têm de tomar decisões sobre as soluções de pagamento que consideram mais adequadas aos seus negócios. Qual o melhor parceiro de aquisição, ou melhor gateway de pagamentos, como evitar o risco de fraude, tudo isto são questões que as empresas terão de responder. Ao encontrarem soluções de pagamento unificadas, será mais fácil gerir as vendas, através de canais centralizados, mas também a oferta terá de se adaptar. As empresas vão poder aceder assim, em tempo real, à informação sobre todas as operações que realizam. A Finaro acredita que estas soluções irão tornar a vida dos consumidores mais fácil. Falamos de soluções cada vez mais populares como algumas já instaladas em supermercados, que permitem comprar sem passar pelas caixas, passando apenas o cartão bancário ou telemóvel num leitor.
2 – Simplificação dos pagamentos nos transportes
Para a Finaro, a experiência dos clientes nos transportes ainda tem muito por onde melhorar, já que os sistemas tradicionais causam filas e descontentamento. A indústria deverá simplificar e unificar os processos numa solução open loop de ponta a ponta, que verifica o pagamento, classifica a viagem e elimina fricções, mas garantindo a máxima privacidade e segurança do utilizador.
3 – Aumento dos métodos de pagamento alternativos
Nos últimos anos têm-se assistido a um crescimento dos Métodos de Pagamento Automatizados (APM) e Métodos de Pagamento Locais (LPM) a nível global. Os consumidores procuram formas mais rápidas e mais seguras de pagar, transitando para métodos digitais como e-wallets, transferências bancárias e pagamentos mobile. Esta é uma tendência que se vai manter.
4 – Fraudes e violações de dados são ameaça crescente
O mundo dos pagamentos tem assistido a uma ameaça crescente de fraudes e violações de dados, à medida que as transações digitais crescem. Desde esquemas de phishing a skimmimg de cartões, risco de fraude nos gateways de pagamento, tudo é uma preocupação constante. Para a Finaro, é ponto fundamental que todas as empresas e consumidores se mantenham informados e proativos para sua proteção.
5 – Pagamentos procuram cada vez mais soluções sustentáveis
Com os consumidores cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, o setor dos pagamentos terá de encontrar as respostas que os satisfaçam. Assim, este ano a Finaro prevê que haverá um aumento de benefícios e recompensas para aqueles que façam os seus pagamentos em ambientais mais sustentáveis, bem como das ferramentas que permitem visualizar o impacto ambiental do seu consumo.
Em resumo, a Finaro afirma que tanto os bancos como as fintech e as empresas em geral, vão procurar formas de se aproximarem das gerações mais jovens. Serão mais aqueles que vão adotar as wallets digitais, e que estarão mais recetivos a propostas de pagamento rápido e simplificado. As empresas deverão olhar para estes pagamentos como uma oportunidade de maximizar a escolha do utilizador e melhorar a sua experiência.