Depois da quebra abrupta provocada pela pandemia, os aeroportos mundiais voltaram a recuperar passageiros em 2022. De acordo com os dados divulgados pela Airports Council International (ACI) World, o tráfego global de passageiros atingiu os 7 mil milhões em 2022. Embora este valor tenha refletido um crescimento de 53,5% face a 2021, representa apenas uma recuperação de 73% face aos passageiros de 2019. Este crescimento marca um importante passo na retoma total das viagens aéreas internacionais.
Segundo a ACI, os 10 maiores aeroportos do mundo em tráfego de passageiros representam 10% do tráfego global e registaram um ganho de passageiros de 51,7% face a 2021, recuperando 85% em relação a 2019.
O tráfego global de passageiros atingiu os 7 mil milhões em 2022, valor que reflete um crescimento de 53,5% face a 2021.
Os primeiros quatro lugares do ranking pertencem a aeroportos norte-americanos, em muito sustentados pelas viagens domésticas. Mantendo a primeira posição, relativamente a 2021, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta, registou um movimento global de 93,7 milhões de passageiros, um crescimento de 23,8%. Em segunda posição, encontra-se o Aeroporto de Dallas Fort Worth, com 73,4 milhões de passageiros, seguido do Aeroporto de Denver, com 69,3 milhões. Em Chicago, o Aeroporto O’Hare, registou 68,3 milhões de passageiros, e a quinta posição vai para o Dubai, com o Dubai International Airport, que recebeu a visita de 66 milhões de passageiros, o que representou um crescimento de 127% face a 2021.
Luís Felipe de Oliveira, diretor geral da organização, disse que os 10 aeroportos mais movimentados, refletem a resiliência dos aeroportos, da indústria da aviação no geral e até dos próprios passageiros. “Enquanto os hubs aeroportuários dos Estados Unidos conseguiram recuperar mais depressa devido ao seu forte mercado doméstico, estamos agora a testemunhar alguns, fora deste mercado, a alcançar patamares superiores, como é o caso dos aeroportos do Dubai, de Istanbul e o Heatrow, de Londres.(…) Espera-se agora que a reabertura da China, o segundo maior mercado da aviação depois dos Estados Unidos, contribua com um ganho real, tanto no mercado interno como no internacional.
Conheça a seguir a lista, divulgada pela ACI, dos 10 aeroportos mais movimentados do mundo, em 2022: