Portugal está a atrair investidores internacionais e também muitos estrangeiros que se querem instalar e comprar casas de luxo à venda em Portugal. Os preços da habitação, arrastados pela procura, estão a subir em flecha. O site Idealista, especialista no setor imobiliário, analisou os seus anúncios de venda e concluiu: Portugal tinha, a 1 de agosto de 2023, mais de 11.500 imóveis listados por um preço superior a um milhão de euros, valor, que dado o baixo poder de compra nacional, já é considerado um luxo. Deste grupo, o site destaca ainda que são mais de 1.500 as casas com preços acima dos três milhões de euros.
Segundo o Idealista, praticamente todos os distritos de Portugal têm, pelo menos um imóvel anunciado que custa mais de um milhão de euros. Porém, ressalva a empresa, a sua distribuição não é homogénea, uma vez que 79% destes imóveis se situam em Lisboa, Porto e Faro. Ainda assim, ilhas e distritos com menos de cinco casas anunciadas, a participação percentual é insignificantes, pelo que aparece como tendo 0%.
Lisboa é o distrito com mais casa de luxo à venda
Assim, Lisboa é o distrito com mais casas anunciadas dentro destes valores, representando cerca de 41% do total de imóveis listados. Segue-se, em segundo lugar, o distrito de Faro, com 27,1% do total de anúncios de venda superiores a um milhão de euros. Em terceiro fica então o Porto, com 10% do total de imóveis luxuosos à venda. Setúbal arrecada para si6.8% do total, e a ilha da Madeira tem cerca de 3,7% do total. Também Braga, situado em sexta posição tem alguns imóveis acima de um milhão de euros, representado estes uma fatia de 1,7%. Por outro lado, o distrito/ilha com menos casas de luxo anunciadas até ao dia 1 de agosto é a ilha de Porto Santo, com apenas uma, seguindo-se a ilha de São Jorge, com duas e ilha do Pico com três. Os restantes distritos poderão ser consultados na tabela em baixo.
Onde estão as casas acima de três milhões
Neste segmento do luxo podemos ainda destacar os imóveis mais exclusivos, cujo valor de venda está acima dos três milhões de euros. O Idealista contabilizou 1.546 propriedades acima deste valor. Esta localiza-se sobretudo em Lisboa, com 750 anúncios – cerca de 48,55 do total – em Faro, com 438 anúncios, Porto com 43 e Beja com 38 anúncios de venda. Este tipo de imóveis luxuosos não existia à venda em vários distritos e ilhas do país, como Bragança, São Miguel, Ilha terceira, Ilha do Pico, entre outras.
Os dados poderão ser consultados na tabela do Idealista, em baixo:

Fonte: Idealista