Além de marca parceira do famoso guia gastronómico Michelin, cronometrista oficial de reputados concursos culinários, e cronista e fiel divulgadora dos melhores restaurantes do mundo através da sua revista institucional Lettres du Brassus, os relógios Blancpain têm vindo a marcar uma presença assídua, há praticamente quatro décadas, nos pulsos de chefs célebres.
Agora, a Blancpain, cuja fundação remonta a 1735, anuncia a sua primeira colaboração com um chef português, Rui Paula, que, com duas estrelas Michelin, se junta agora às fileiras do “círculo de amigos” da marca suíça.
A nova parceria com o chef Rui Paula sublinha também a aposta e atenção que a marca de luxo suíça dedica aos seus clientes e ao segmento relojoeiro em Portugal, assim como aos sabores e tradições da gastronomia portuguesa.
“Para a Blancpain, a alta relojoaria e a alta gastronomia partilham uma disciplina comum de extremo rigor: a qualidade de um relógio Blancpain e de uma confeção gourmet dependem de preciosos ajustes, juntamente com uma subtil combinação de tradição e criatividade”, afirma a marca.
Os relógios Blancpain passam agora a estar presentes e a marcar o tempo nos restaurantes do chef Rui Paula – a Casa de Chá de Boa Nova, em Leça da Palmeira, com o qual o chef conquistou duas estrelas Michelin; o DOC, na Folgosa, no Douro; e o DOP, no centro histórico do Porto.
O chef Rui Paula recebeu da marca um relógio Fifty Fathoms Bathyscaphe Quantième Complet Phase de Lune em aço.
Ainda no âmbito desta parceria, o chef Rui Paula esteve presente na sede e fábrica da Blancpain, na Suíça, estando prevista a sua colaboração em ativações e surpresas futuramente desenvolvidas pela marca.

Blancpain: encontro entre a alta relojoaria e a alta cozinha
A Blancpain cultiva vínculos especiais com os maiores e mais galardoados chefs, contando, entre o seu “círculo de amigos”, passados e presentes, com mais de 100 estrelas Michelin.
Tudo começou em 1986, muito antes da moda atual pela alta cozinha, quando a marca ofereceu ao famoso chef suíço Frédy Girardet um relógio especialmente gravado pela receção do prémio de Melhor Chef do Mundo.
Três anos mais tarde, a Blancpain reafirmou o seu compromisso com o mundo da gastronomia, quando o mesmo Frédy Girardet, juntamente com os chefs franceses Paul Bocuse e Joël Robuchon, foram proclamados como Chefs do Século pelo guia Gault-Millau. A Manufatura Blancpain presenteou-os com um relógio especial gravado, para celebrar a ocasião.
Desde então, o “círculo de amigos” da Blancpain continuou a crescer, contando hoje com novos nomes da cena gastronómica internacional, como os chefs franceses Glenn Viel e Christopher Coutanceau, ou o chef japonês Hideaki Matsuo, todos eles galardoados com estrelas do Guia Michelin.
Já em 2020, a Blancpain reforçou com uma extensão internacional de três anos a sua relação com o famoso Guia Michelin.