A Universidade de Coimbra, sob proposta da Faculdade de Economia, atribuiu o Doutoramento Honoris Causa ao comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés.
“Trata-se da mais elevada distinção atribuída por uma universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituem uma referência inspiradora para toda a sociedade”, refere a instituição de ensino.
O padrinho de Rui Nabeiro foi Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), com as apresentações a cargo de António Martins (elogio do Doutorando) e de Margarida Mano (elogio do Padrinho), ambos Professores Auxiliares da FEUC.
“A experiência de vida de Rui Nabeiro constitui uma inspiração e um testemunho da vitória da iniciativa individual face às adversidades das diversas épocas por que passou e em que deixou marca”, afirmou Margarida Mano.
Margarida Mano salientou o facto de que Rui Nabeiro, 91 anos, “reconheceu, desde o início da sua vida profissional, o sentido ético e a afirmação da responsabilidade social, não enquanto respostas a uma exigência externa, mas antes como uma necessidade natural de quem sabe que a economia é feita de pessoas”.
Para António Martins, “a Faculdade de Economia, onde se ministra esta licenciatura, enobrece-se ao distinguir um empresário para quem as empresas e a respetiva responsabilidade social são um ponto focal no conjunto da sua vida e da sua obra”.
Os direitos sociais para Rui Nabeiro, acrescentou António Martins, “não são um mundo à parte da produção e da distribuição que ocorrem na esfera económica”.