Rocim lança nova colheita de tinto do Alentejo sob a nova identidade da marca

A Herdade do Rocim acaba de lançar o novo Rocim Vindima Tinto 2024, um DOC Alentejo da sub-região da Vidigueira que assinala não só a chegada ao mercado de uma nova colheita, mas também uma nova etapa na vida da marca. Este lançamento insere-se já na nova política de rebranding da Rocim, que este ano…
ebenhack/AP
A Rocim acaba de lançar o Vindima Tinto 2024, o primeiro vinho a chegar ao mercado com a nova identidade visual da marca, que celebra este ano 18 anos de existência.
Forbes Life

A Herdade do Rocim acaba de lançar o novo Rocim Vindima Tinto 2024, um DOC Alentejo da sub-região da Vidigueira que assinala não só a chegada ao mercado de uma nova colheita, mas também uma nova etapa na vida da marca.

Este lançamento insere-se já na nova política de rebranding da Rocim, que este ano celebra 18 anos de existência e passa a engarrafar todos os seus vinhos no mesmo tipo de garrafa – leve e serigrafada com o novo logótipo –, e a exibir a marca de forma unificada em todas as regiões onde opera: Alentejo, Douro, Dão, Lisboa, Açores e Algarve.

O Rocim Vindima Tinto 2024 nasce na Vidigueira, uma das sub-regiões mais temperadas do Alentejo, onde o clima mediterrânico favorece a produção de vinhos frescos e equilibrados. As vinhas assentam em solos de origem granítica e xistosa, pouco produtivos, mas com grande potencial para vinhos de excelência.

As castas utilizadas nesta colheita são Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Aragonez, conduzidas em sistemas que maximizam a exposição solar e o potencial enológico de cada variedade.

A vinificação é feita com colheita manual, seguida de seleção criteriosa dos bagos, maceração a frio e fermentação em balseiros de carvalho francês e lagares, a temperatura controlada. O estágio decorre durante seis meses em barricas de carvalho francês.

À prova, o vinho apresenta “cor ruby profunda e concentrada. Aroma de fruta preta e mineralidade bem integrada com as notas especiadas provenientes do estágio em barrica. Taninos firmes, frescura e acidez equilibrada”.

Já disponível no mercado a um preço de 11,29€, este novo tinto pretende ser, segundo a filosofia da casa, uma expressão fiel do território, agora envolvida numa linguagem visual renovada e transversal a todo o portefólio.

Mais Artigos