“Somos um país pequeno mas grande em riquezas: qualidade de vida, beleza natural e, acima de tudo, um povo do bem. Um povo que merece ser alimentado com confiança, boas ambições e oportunidades para crescer e conquistar o que quiser. Por isso desejo que os próximos tempos tragam visão de futuro, sobre o que e quem queremos ser, sobre o nosso papel no mundo e a nossa vocação. Mas, mais que isso, desejo alinhamento, para que essa visão seja de longo prazo e com um olhar no Todo.
Que as escolas públicas sejam reforçadas e inovadas. Que o sistema de saúde seja cuidado à altura (é essencial garantir o acesso ao conhecimento de quem se dedica a estudar para nos salvar a vida). Que as empresas sejam alimentadas para fazer a economia crescer, com foco na vocação que escolhermos. E que cada um de nós se lembre, sempre, que para estarmos bem é fundamental estarmos todos bem. Estamos emocionalmente frágeis, muitos financeiramente instáveis e uns quantos socialmente à parte. Já vi esta bola crescer e quando isso acontece o efeito é igual ao da bola de neve: arrasta tudo. É preciso cuidar e incluir.
Somos excelentes anfitriões, tanto para quem vem passear como para quem vem para ficar. Temos serviços de qualidade, mão-de-obra qualificada, infra-estruturas hoteleiras, bons restaurantes, boas escolas, bons hospitais e forte oferta cultural – um dos pilares do Turismo. E Turismo = imposto = escolas, empregos, hospitais, qualidade de vida. Acredito, por isso, no investimento do Estado para alimentar uma rede forte de museus que preservem, partilhem e construam história; para a construção de infra-estruturas como teatros e promoção da arte em espaços públicos como praças e jardins; para a comunicação internacional articulada; e para incentivar as empresas em tudo o que cabe à programação cultural”
Roberta Medina
Vice-presidente Rock in Rio