O Ministério da Saúde anunciou hoje que a médica Rita Sá Machado, 36 anos, será a nova diretora-geral da Saúde, substituindo assim Graça Freitas à frente da Direção Geral da Saúde (DGS). A responsável assumirá o cargo a partir do dia 1 de novembro.
Médica e conselheira da Organização Mundial de Saúde (OMS) na área da saúde e das migrações, a nova executiva vai assumir o cargo por um período de cinco anos e será a 21ª pessoa a ocupá-lo desde que a DGS foi criada. Segundo o Ministério da Saúde, esta profissional desempenha atualmente funções em Genebra, como Conselheira da Organização Mundial da Saúde, e anteriormente foi Conselheira de Migração e Assuntos Humanitários no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Missão Permanente em Portugal, e chefe de divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde.
Formou-se em Medicina na Nova Medical School e é mestre em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Possui ainda uma pós-graduação em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School e uma pós-graduação em Educação Médica pela Harvard Medical School.