Rita Nabeiro, a gestora que segue o legado familiar

Rita Nabeiro nasceu com os genes do empreendedorismo. Tal como o seu avô, Rui Nabeiro, que fundou um império dos cafés a partir de Campo Maior, também está a construir o seu caminho no mundo dos negócios. Além de ser administradora executiva do grupo familiar, é ainda a responsável pelo desenvolvimento da área dos vinhos,…
ebenhack/AP
A neta do falecido empresário Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, além de administradora executiva no grupo familiar, é CEO da Adega Mayor e presidente da BCSD. Está presente este ano no ranking das Mais Poderosas nos Negócios.
Forbes Women Listas

Rita Nabeiro nasceu com os genes do empreendedorismo. Tal como o seu avô, Rui Nabeiro, que fundou um império dos cafés a partir de Campo Maior, também está a construir o seu caminho no mundo dos negócios. Além de ser administradora executiva do grupo familiar, é ainda a responsável pelo desenvolvimento da área dos vinhos, liderando a Adega Mayor, a marca do grupo neste setor. Foi ainda nomeada recentemente como presidente da BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. A revista Forbes Portugal colocou-a este ano na lista das 50 mulheres portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, ocupando o 47ª lugar do ranking de 2025. A executiva alcançou este ano uma avaliação total de 61,5 pontos (ver em baixo critérios para a avaliação) subindo assim à shortlist publicada pela revista. A família Nabeiro está ainda presente numa outra lista da Forbes Portugal, a dos 50 Milionários portugueses, estando colocada na 31ª posição do ranking, com uma fortuna de 450 milhões de euros.

Rita Nabeiro somou 61,5 pontos na avaliação da Forbes Portugal, alcançando a 47ª posição da lista das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios de 2025.

Rita Nabeiro nasceu em 1980 e concluiu a licenciatura de Design de Comunicação, na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Trabalhou em projeto ligados à área da fotografia, do design e do empreendedorismo social, tendo trabalhado em Itália como designer de comunicação, entre 2005 e 2006. Entrou então no grupo familiar, para o departamento de marketing, e depois, em 2012, assumiu a direção-geral da Adega Mayor. Contam-se, no seu currículo, mais de 200 vinhos premiados. Do seu avô diz ter aprendido com um líder incrível, e a fazer só se for bem feito. Diz ainda que “Há que ser líder da imaginação”, referindo-se a uma citação de Rui Nabeiro.

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos