Elon Musk está imparável. Além de ter consolidado a sua posição de um homem mais risco do mundo nas últimas semanas, acaba de protagonizar mais um feito histórica: é o primeiro homem do mundo a transpôr a barreira dos 350 mil milhões de dólares (cerca de 331 mil milhões de euros) de fortuna, segundo o simulador da Forbes Internacional, distanciando-se cada vez mais do segundo classificado.
A fortuna atual do empresário, fundador de empresas como a Tesla e a SpaceX, situa-se nos 354,9 mil milhões de dólares (cerca de 336 mil milhões de euros), a uma distância de mais de 100 mil milhões de dólares do segundo classificado, o fundador da Amazon, Jeff Bezos.
Elon Musk tem beneficiado da sua posição privilegiada junto do próximo presidente dos Estados Unidos, proximidade que os mercados vêm como positiva valorizando as ações das suas empresas. Ações da Tesla valorizaram 68% num mês.
Bezos tem uma riqueza avaliada em 240 mil milhões de dólares (227 mil milhões de euros), seguido de perto por Larry Ellison, da Oracle, com 236 mil milhões de dólares (cerca de 223 mil milhões de euros), e de Mark Zuckerberg, fundador da Meta/Facebook, com 215 mil milhões de dólares (203 mil milhões de euros).
O anterior número 1, o francês Bernard Arnault, dono do grupo de luxo LVHM, que foi competindo a liderança com Elon Musk durante o ano, está agora em quinta posição, com uma parcela de menos de metade do líder da Tesla, de cerca de 170 mil milhões de dólares (160 mil milhões de euros).
Elon Musk tem beneficiado da sua posição privilegiada junto do próximo presidente dos Estados Unidos, proximidade que os mercados vêm como positiva valorizando as ações das suas empresas. A Tesla, por exemplo, está a cotar a 389 dólares (368 euros), uma valorização de cerca de 68% desde que Donald Trump venceu as eleições, a 6 de novembro deste ano.