Quinta Vale D. Maria apresenta Porto Vintage 2023

A Quinta Vale D. Maria apresentou o Porto Vintage 2023, declarado após um ano excecional no Douro. Este é o primeiro Vintage assinado pelo enólogo da Quinta Vale D. Maria, Rui Viana. “Um Porto Vintage é sempre um desafio. Não basta termos uvas excecionais é preciso que cada passo da vindima e da vinificação seja…
ebenhack/AP
Deitando mão à “colheita excecional” de 2023, o enólogo da Quinta Vale D. Maria, Rui Viana, deu forma a um Porto Vintage que é também o primeiro com a sua assinatura. Vinho foi agora apresentado.
Forbes Life

A Quinta Vale D. Maria apresentou o Porto Vintage 2023, declarado após um ano excecional no Douro. Este é o primeiro Vintage assinado pelo enólogo da Quinta Vale D. Maria, Rui Viana.

“Um Porto Vintage é sempre um desafio. Não basta termos uvas excecionais é preciso que cada passo da vindima e da vinificação seja acompanhado com muita paixão e dedicação”, partilha Rui Viana, enólogo da Quinta Vale D. Maria.

O lote é único, um blend de 25 castas tradicionais do Douro. A produção é totalmente manual, desde a seleção das uvas até à pisa a pé em lagares de granito, passando pelo estágio, durante 21 meses, em cascos antigos de carvalho e castanho, antes do engarrafamento em junho de 2025.

De acordo com a produtora, o Quinta Vale D. Maria Porto Vintage 2023 “apresenta cor violeta profunda e opaca, aroma expressivo e complexo, com frutos pretos maduros, violetas frescas e nuances de esteva. Na boca, mostra estrutura e densidade, prolongando-se num final subtil e persistente”.

“Produzir um Vintage é sempre um momento especial. O Porto Vintage 2023 é um vinho que traduz a intensidade e a elegância que caracterizam os grandes Vintages do Douro”, afirma Diogo Campilho, Diretor de Enologia.

A empresa acrescenta ainda que “o Quinta Vale D. Maria Vintage Porto 2023 harmoniza com torta de cacau amargo com cerejas negras ou parfait de figos caramelizados. Também é excelente com foie gras e reduções de Vinho do Porto ou queijos, como o Roquefort Papillon Noir”.

Mais Artigos