Foi anunciado recentemente que o bilionário Robert Kraft vendeu o apartamento de luxo que detinha no Plaza Hotel, em Nova Iorque por 22,5 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de euros). O imóvel, que estava na sua mão há 17 anos, está localizado dentro do famoso hotel situado em Manhattan, um edifício emblemático da cidade, que beneficiou de obras de melhoria nos anos 2000 no valor de 450 milhões de dólares (cerca de 417 milhões de euros). O empreendimento, que foi comprado em 1988 por Donald Trump, e entrou depois em falência, tem disponíveis, além dos quartos pertencentes ao hotel, apartamentos privados, como o que foi vendido agora por Robert Kraft.
Quem é o bilionário por detrás do negócio
Mas quem é o bilionário que está agora ainda mais rico? Dono da New England Patriots, equipa de futebol americano, sediada em Boston, Robert Kraft é fundador e CEO do The Kraft Group, conglomerado especializado na indústria do papel e embalagens, diversificado na área da gestão de eventos desportivos e de entretenimento, construção e imobiliário e investimentos. O selfmade man, que em criança vendia jornais à porta do estádio Braves, em Boston, fez fortuna precisamente na área do papel.
Fundada em 1968, a sua companhia está hoje entre as 90 maiores empresas privadas nos Estados Unidos, segundo o ranking da Forbes, e emprega cerca de 9.500 pessoas em todo o mundo. Na área do papel, a empresa está entre os cinco maiores grupos americanos neste setor de atividade, com uma produção de 4 milhões de toneladas ao ano.
Com uma fortuna avaliada pela revista Forbes em mais de 10,2 mil milhões de euros – está na 188 posição do ranking dos mais ricos do planeta em 2024 – Robert e a sua família estão na linha da frente da responsabilidade social.
Na área dos desportos e entretenimento, o grupo detém a Kraft Sports, o Gillet Stadium, a Kraft Analytics Group e a Patriot Place. Comprou, em 1994, a equipa New England Patriots por 172 milhões de dólares (cerca de 160 milhões de euros) e atualmente, depois de ganhar seis Super Bowl, vale qualquer coisa como 6 mil milhões de dólares (cerca de 5,5 mil milhões de euros).
Na área do imobiliário já desenvolveu qualquer coisa como mil milhões de euros em projetos variados, desde torres de escritórios, passando por estruturas de saúde e estádios desportivos.
Com uma licenciatura realizada na Universidade de Columbia, e um MBA feito na Harvard Business School em 1965, Robert Kraft fundou, nesta data um pequeno negócio de embalagens de papel e cartão e, em 1972, criou a International Forest Products, que acabou por ser uma plataforma de crescimento para o grupo, e o início da diversificação da atividade.
Com uma fortuna avaliada pela revista Forbes em mais de 10,2 mil milhões de euros – está na 188 posição do ranking dos mais ricos do planeta em 2024 – Robert e a sua família estão na linha da frente da responsabilidade social, suportando diversas causas filantrópicas, que passam pela educação, pelos direitos das crianças e das mulheres, etre outros. É nesta perspectiva filantrópica que Robert está ligado a instituições como à Columbia University, à Dana-Farber Cancer Institute, à Boston College, ao Carnegie Hall e ao Apolo Theater, entre muitas outras.