Donald Trump não estaria a enfrentar 34 acusações criminais em Nova Iorque se não fosse a atriz de filmes para adultos Stormy Daniels, que afirma ter tido relações sexuais com o magnata do imobiliário. Trump nega a alegação, e os seus advogados estão a trabalhar para descredibilizar Daniels no julgamento em curso, pintando-a como uma oportunista. “Essa história fez-lhe ganhar muito dinheiro, certo?”, perguntou um dos advogados de Trump a Daniels no dia 7 de maio.
“Também me custou muito dinheiro”, respondeu Daniels.
De facto, a história deu origem a uma enorme saga, com grandes oscilações nas finanças de Daniels. Houve o pagamento inicial, depois a fama, a digressão pelos clubes de striptease, os processos judiciais, os livros, o roubo e mais processos judiciais. É difícil saber com exatidão quanto é que Daniels ganhou com o escândalo, mas a Forbes fez um cálculo aproximado, excluindo o pagamento de impostos e muitas despesas legais.
A conclusão: Daniels provavelmente aumentou os seus ganhos em várias centenas de milhares de dólares. Uma boa quantia, mas muito longe dos “milhões de dólares” que o advogado de Trump sugeriu que Daniels ganhou.
Vender a história
+ Cerca de 100 mil dólares (92,42 mil euros)
Total estimado: 100 mil dólares
O alegado incidente ocorreu em 2006, num hotel do Nevada. Cinco anos mais tarde, Daniels contou a sua história à In Touch, esperando receber 15 mil dólares quando o artigo fosse publicado. Mas o artigo nunca foi publicado. Daniels testemunhou que ouviu Michael Cohen, o antigo advogado de Trump, ameaçar processar a revista.
Em 2016, com a candidatura de Trump à presidência, Daniels teve outra oportunidade de ganhar dinheiro. Trump, usando Cohen como intermediário, comprou o seu silêncio por 130 mil dólares. Depois de pagar a um advogado e a um publicitário, saiu com 96 mil dólares.
Também pode ter ficado com um pouco mais. Daniels processou o seu advogado, Keith Davidson, por alegada violação do seu dever, e Cohen, por cumplicidade com o advogado. Daniels abandonou o caso Davidson, mas chegou a um acordo não revelado com Cohen em maio de 2019, de acordo com o Los Angeles Times. Daniels recusou-se a responder à maioria das perguntas da Forbes, afirmando que não está a dar entrevistas até que o julgamento de Trump termine.
Fama é fortuna
+ Cerca de 20 mil dólares (18,48 mil euros)
Total estimado: 120 mil dólares (110,91 mil euros)
O Wall Street Journal deu a notícia do pagamento em 2018, tornando Stormy Daniels um nome conhecido. Apesar do acordo de silêncio, ela viu uma oportunidade de capitalizar. “Ela queria falar sobre sua vida e revigorar sua carreira”, testemunhou Davidson a 2 de maio.
A atenção levou a oportunidades. Daniels assinou um contrato mais lucrativo para realizar e atuar em filmes para adultos. Embarcou na digressão “Make America Horny Again” pelos clubes de striptease do país, com os honorários de apresentação a duplicarem e as reservas a triplicarem. Na altura, os especialistas do setor disseram à Forbes que o escândalo iria provavelmente duplicar o rendimento anual de Daniels, que anteriormente se estimava ser de apenas seis dígitos.
Michael Avenatti, o seu advogado na época, disse que a publicidade extra acrescentou menos de 20 mil dólares à sua renda líquida, com ganhos maiores compensados por custos de segurança mais caros.
Daniels também vende artigos relacionados com o encontro, como as velas “Stormy Saint of Indictments” (40 dólares) e as t-shirts “Stormy 202Whore” (25 dólares).
A fama, é claro, pode ter um custo. Além das despesas de segurança, Daniels afirmou que a nova atenção a levou a contratar tutores para a sua filha e a mudar-se para um local mais seguro para viver.
Custos de tribunal
– 560 mil dólares (517,58 mil euros)
Total estimado: – 440 mil dólares (406,67 mil euros)
Em março de 2018, Daniels processou Trump e Cohen por difamação, enquanto tentava sair do seu acordo de não divulgação. Mais tarde, desistiu da queixa. Trump e Cohen concordaram em não fazer cumprir o seu acordo e o juiz ordenou-lhes que pagassem os honorários legais de 44 mil dólares. Trump recorreu, perdeu novamente e foi condenado a pagar mais 54 mil dólares de despesas legais. No entanto, nem Daniels nem os seus advogados viram o dinheiro.
Em abril de 2018, Avenatti divulgou um esboço de um homem que alegadamente tinha ameaçado Daniels num parque de estacionamento em Las Vegas. Trump tweetou que o desenho era “uma vigarice total”. Avenatti processou-o por difamação em nome de Daniels, que testemunhou a 7 de maio que ela não queria arquivar o caso. “Parecia muito arriscado”, disse ela.
E foi. Um juiz arquivou o processo e ordenou a Daniels que pagasse os honorários legais de Trump no valor de 293 mil dólares. Ela apelou duas vezes, perdeu as duas vezes e acabou a ter de pagar 660 mil dólares das taxas legais de Trump. “Irei para a cadeia antes de pagar um cêntimo”, escreveu nas redes sociais em março de 2022, uma declaração que manteve no depoimento da semana passada. Trump está atualmente a processá-la na Flórida para recuperar o dinheiro.
Dinheiro dos media
+ Cerca de 980 mil dólares (905,76 mil euros)
Total estimado: 540 mil dólares (499,09 mil euros)
Por volta de abril de 2018, Daniels assinou um contrato de um livro com a St. Martin’s Press que incluía um adiantamento de 800 mil dólares. O seu agente ficou com os 15% padrão, mas Avenatti roubou cerca de 300 mil dólares. Ele só tinha recebido metade quando foi indiciado em maio de 2019 por acusações de fraude eletrónica e roubo de identidade agravado. Ele foi condenado, sentenciado a quatro anos de prisão e condenado a pagar a Daniels 149 mil dólares de restituição. Ele está na prisão até 2035, no entanto, então pode demorar um pouco até que Daniels receba o seu dinheiro.
“Eu não recebi nada de Avenatti”, disse Daniels à Forbes. “E ele roubou-me ainda mais do que o que foi coberto no julgamento do livro”.
Daniels também processou o seu agente literário, Lucas Janklow, em 2022, por alegadamente não lhe ter pago 175 mil dólares. Daniels solicitou um adicional de 150 mil dólares por danos punitivos e sofrimento emocional. Ela desistiu do processo em outubro de 2023 e os termos do acordo não foram tornados públicos.
Em 2018, Daniels vendeu os direitos de seu livro e outros materiais por 125 mil dólares para os criadores de um documentário chamado Stormy, que está atualmente disponível no Peacock. Daniels testemunhou na terça-feira que só recebeu 100 mil dólares e não espera receber o resto. Também tem estado a vender bilhetes para festas em bares, mas testemunhou na quinta-feira que as receitas apenas cobrem as suas despesas de viagem, segurança e outras.
Daniels alega que Trump lhe prometeu um papel em The Celebrity Apprentice, que ela nunca conseguiu, mas ela estrelou, em 2022, uma temporada de The Surreal Life, um reality show no VH1 que leva oito celebridades a viverem juntas. O programa pagou-lhe 200 mil dólares. Embora ela tenha feito aparições na grande media antes de seu suposto caso se tornar público, parece improvável que tenha conseguido uma taxa tão alta sem a fama que ganhou devido à conexão com Trump.
Pagamento da polícia
+ 450 mil dólares (415,91 mil euros)
Total estimado: 990 mil dólares (915,01 mil euros)
Daniels recorreu novamente aos tribunais em janeiro de 2019, acusando membros do departamento de polícia de Columbus, Ohio, de violar os seus direitos civis no ano anterior, quando montaram uma operação para prendê-la por supostamente violar uma lei estadual que proíbe strippers de tocar nos clientes. A cidade aprovou um acordo de 450 mil dólares com Daniels em novembro de 2019.
(Com Forbes Internacional/Zach Everson)